Festa de São Tiago fortalece a cultura e aquece a economia de Mazagão Velho

A programação em comemoração à Festa de São Tiago realizada em Mazagão Velho, Distrito de Mazagão, distante 70 quilômetros de Macapá, proporcionou um número elevado de participantes oriundos de várias localidades do Estado. Nesta, segunda-feira, 22, o festejo contou com a participação do secretariado do Governo do Amapá, que intensificou as atividades junto à população.

O incentivo religioso e turístico vem garantir o fortalecimento da cultura local, uma das mais importantes de todo o Estado, e o aumento na economia. Este ano a expectativa é de que mais de 50 mil turistas prestigiem a programação, que contará com rituais católicos, shows, bailes, procissão e o grande teatro ao ar livre, onde é encenada a batalha entre mouros e cristãos.

O chefe de Gabinete do Governo do Estado, Délcio Ferreira, representante do governador Camilo Capiberibe no evento, disse que a comemoração faz parte da cultura amapaense e que, todos os anos, o governo investe na programação por meio de um convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Em 2013 o governo investiu R$ 463 mil, que foram repassados à Associação Cultural Festa de São Tiago (ACFST), responsável pela programação”, ressaltou.

De acordo com o secretário da Secult, Luiz Pingarilho, a data é um marco para o Estado, principalmente para os moradores de Mazagão Velho, que se preparam com bastante antecedência para mostrar o encanto e a alegria que a festividade gera no público durante a encenação.

“A Festa de São Tiago faz parte do calendário amapaense e é através desse marco histórico e comemoração que podemos contar um pouco da nossa história, resgatando o passado. É importante que essa tradição continue para que nossos filhos e netos possam participar de momento tão importante como esse”, enfatizou.

Cristiane Mareco/Secom

Deixe uma resposta