Cultura e história marcam programação do Macapá Verão 2013

Finalidade é oportunizar a apresentação de trabalhos autorais de artistas amapaenses.

Agosto começou com muita música, história e valorização dos artistas locais. O Mercado Cultural, evento que faz parte do Macapá Verão 2013, promovido pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), aconteceu nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Mercado Central. A programação contou com a apresentação dos artistas Nonato Santos; Natal Vilar; Paulinho Bastos; Venilton Leal, com o show Conexão Djavan; e banda Coronária Jazz.

O objetivo do Mercado Cultural é popularizar o espaço do Mercado Central, patrimônio histórico de Macapá, e oportunizar a apresentação de trabalhos autorais de artistas amapaenses. “É a primeira vez que eu canto e toco as minhas músicas. Essa é uma oportunidade maravilhosa para os artistas. Estou muito feliz”, afirmou o músico Paulinho Bastos, que fez uma apresentação totalmente autoral.

“Estávamos passando e ouvimos a boa música e resolvemos parar. Isso aqui é muito bom, sinto falta de espaços como este para ouvir uma boa música. Uma coisa é você comprar um CD e ouvir em casa, outra é você ouvir ao vivo, ainda mais neste lugar histórico pegando esse vento. Gostamos muito!”, exclamou o jovem casal Edinaldo Lopes e Samara Rodrigues.

O trabalho do Mercado Cultural também é de formação de plateia para consumir as Músicas Popular Brasileira (MPB) e Amapaense (MPA), o jazz, bossa nova, samba, blues e outros ritmos diferentes do que, normalmente, a maioria dos amapaenses aprecia e está acostumada. “Nem todo mundo gosta desse tipo de música. Quem sabe fazendo constantemente o povo se acostuma. É uma forma das pessoas conhecerem os artistas locais. Eu mesma não conhecia”, revelou Keilane de Sarges, 29 anos, que estava acompanhada do marido.

“O evento foi pensado para o Macapá Verão 2013, mas temos a pretensão de torná-lo constante”, diz Bio Vilhena, que faz parte da equipe de coordenação do Macapá Verão.

Nesta sexta-feira, 2, será a vez do Baile Saudade da Cidade, que acontecerá às 21h, no Largo dos Inocentes, com as bandas Casanova e Os Cometas. Na ocasião haverá casais de dançarinos profissionais estimulando os participantes a dançar.

Emília Borges/Asscom PMM
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe uma resposta