População se despede do Macapá Verão 2013 nos complexos turísticos do Jandiá e Araxá

Bandas locais garantiram os ritmos que embalam os amantes do sol amazônico.

O encerramento do Macapá Verão 2013 nos complexos turísticos do Jandiá e Araxá, além de música e competições esportivas, teve atrações para todos os gostos. Teatro, dança e artes visuais formaram o mosaico cultural, que ficará por muito tempo na memória dos veranistas que curtiram a estação mais quente do ano.

Neste domingo de verão, 4, as bandas locais garantiram os ritmos que embalam os amantes do sol amazônico, no palco do Complexo do Jandiá. A população foi embalada ao som do brega regional e do axé. Para quem procurou atividades diferenciadas ou um espaço de descanso, a programação incluiu apresentações de peças teatrais e atividades de lazer, como o tênis de mesa.

No Complexo Turístico do Araxá, o teatro direcionado ao público infantil e a interação dos palhaços da Companhia Mania de Brincar, formada por artistas que, voluntariamente, estiveram no local com brincadeiras e pintura facial para a garotada. Ainda na linguagem teatral, a Cia Tucujus e Grupo Santa Arts marcaram presença na tenda das artes cênicas.

A paisagem amazônica não estava presente apenas na linha horizonte do Rio Amazonas, pois na Galeria Samaúma o público também pôde contemplar o trabalho dos artistas amapaenses em uma exposição coletiva de artes plásticas, uma das novidades deste Macapá Verão.

Segundo Wagner Ribeiro, idealizador do espaço, a galeria foi revitalizada pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) para receber exposições que valorizam a produção local e oficinas de pintura para as crianças interessadas na iniciação artística.

Durante o Macapá Verão, a Galeria Samaúma foi espaço experimental para o artista Dalton Saraiva, que inovou na body art (arte corporal), onde a modelo Ellen Sá recebeu pintura sobre o próprio corpo e em seguida desfilou no palco do Araxá.

Bill Souza, artista paraense que veio participar do Macapá Verão 2013, disse que o evento foi muito importante para ele, que conseguiu comercializar suas peças de pintura em azulejo, renda que será investida em um curso de arte, que será realizado em Belém (PA).

Na programação esportiva aconteceram as finais dos campeonatos de vôlei e futebol. Ao pôr-do-sol, a roda de samba, Marabaixo e capoeira encerram a programação e deixaram ótimas expectativas para 2014.

Paulo Rocha/Asscom Fumcult
Fotos: Emília Borges

Deixe uma resposta

WhatsApp chat