ENAFRON realizará encontro nacional em Oiapoque

O Governo do Amapá por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça, realizam no período de 13 a 15 do mês em curso, no município de Oiapoque, o I Simpósio de Segurança Pública no Estado do Amapá e o VII Encontro Técnico do Programa de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON).

O encontro tem por objetivo apresentar o sistema ENAFRON e de que forma ocorrerão os beneficíos no combate a crimes nos onze estados que fazem fronteira com os países da América do Sul. O Amapá é um dos estados contemplados com o programa, pois, possui 707 km de fronteira, distribuídos 655 km com a Guiana Francesa pelo Rio Oiapoque, e 52 km de fronteira com o Suriname, através de floresta não habitada.

Durante o I Simpósio de Segurança Pública no Estado do Amapá, que ocorrerá na terça-feira,13, haverá palestras e mesas redondas ministradas por especialistas nacionais sobre as peculiaridades das regiões de fronteiras. O público alvo são servidores da segurança pública do estado Amapá.

Na quarta-feira,14, iniciará o VII Encontro Técnico do ENAFRON, com discussões de grupos de trabalhos, visitas técnicas e curso de capacitação com duração de 20 dias para as forças de segurança pública do Estado.

ENAFRON

Programa criado pelo Ministério da Justiça para combater crimes nas fronteiras que promove a articulação das três esferas de governo, no sentido de incentivar políticas públicas de segurança e de aperfeiçoar o investimento de recursos públicos nas regiões de fronteira. De forma repressiva, objetiva também atuar em operações de apreensões de drogas, armas e munições, contrabando e descaminho, combater o tráfico de pessoas, exploração sexual infantil e reduzir os homicídios nas regiões de fronteiras.

Sabryna Miranda/ Sejusp

Deixe uma resposta