Cães policiais são treinados para operações na 50ª Expofeira Agropecuária

O Centro de Treinamento Canino da Polícia Civil do Amapá (CTC) iniciou o treinamento de cães policiais que vão atuar durante o período da 50ª Expofeira do Amapá, cujas atividades começam no dia 27 deste mês e vão até 6 de outubro.

O canil possui nove animais entre rottweiler, pastor alemão e belga, adquiridos de empresas especializadas especialmente para ações policiais.

O coordenador do CTC, agente de polícia Sandro Silveira, explica que, devido ao grande fluxo de pessoas visitantes durante os dias de eventos, há a necessidade de promover um aparato de segurança capaz de conter qualquer tipo de ação impetrada contra a integridade física das pessoas.

“Estamos treinando nossos animais com técnicas de faro para detectar substâncias entorpecentes em veículos ou durante as revistas pessoais. Para isso, contamos com o apoio de agentes penitenciários, guardas municipais e agentes da Polícia Civil, ou seja, servidores da segurança pública que vão trabalhar na Expofeira”, destacou.

Segundo ele, os cães policiais são mais uma ferramenta de apoio aos homens que compõem o quadro da segurança pública do Amapá, visto que os animais são especialmente treinados para faro de drogas, proteção e guarda de pessoas, bem como detectar armas de fogo e demais produtos exclusivos.

De acordo com o chefe do canil, a cadela “Mali”, por exemplo, já encontrou mais de 80 quilos de produtos entorpecentes durante as ações da Polícia Civil no Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen), entre outras operações.

José Maria Silva/Secom

Deixe uma resposta