Prefeitura de Macapá promove I Fórum de Esporte e Lazer

A Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), promoverá a primeira edição do Fórum de Esporte e Lazer. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, 16, no auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap).

O encontro reunirá autoridades esportivas e profissionais ligados ao tema para discutir melhores práticas em gestão, investimentos e políticas públicas para o esporte. O objetivo é explorar e discutir o potencial de Macapá para o esporte nos próximos anos.

O fórum também servirá para colher propostas dos diferentes segmentos envolvidos no debate da construção de políticas públicas voltadas para o setor (academias, empresas, universidades, associações de moradores, acessibilidade, entre outros, além do público em geral).

Para o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Yuri Pelaes, o fórum marca o compromisso da gestão municipal com a prática esportiva no município. “Estamos estruturando as ações que envolvem o esporte no município, seja nas escolas, bairros ou associações ligadas ao segmento, como forma de integrar a população e promover a cidadania por meio da prática esportiva”, afirma o coordenador.

O encontro contará com debate e palestras, onde as principais serão ministradas pelo secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, que explanará, entre outros assuntos, sobre a legislação esportiva; e pelo deputado federal e boxeador Acelino Popó, que apresentará projetos e ações realizados no âmbito nacional, além da sua experiência profissional.

Durante todo o dia, serão desenvolvidos quatro painéis de discussão. O primeiro tem como temática “O esporte paraolímpico”, com as perspectivas para o esporte paraolímpico, o crescimento do esporte e a participação brasileira nas paraolimpíadas.

O segundo painel discutirá o “Esporte e a acessibilidade”, que será mostrado as novas oportunidades, a valorização de pessoas com deficiência, a inclusão através do esporte e as ações já realizadas na capital. O tema será apresentado pela coordenadora municipal de Mobilidade e Acessibilidade, Ariane Luna.

O terceiro painel de discussão, que será ministrado pelo coordenador Yuri Pelaes, abordará o tema “O diagnóstico do esporte macapaense”: o cenário atual, os investimentos programados, as ações já realizadas e projetos.

O quarto e último painel, com a temática “O esporte sob a ótica das instituições de ensino superior”, fará um contraponto sobre o papel das universidades na formação de profissionais do esporte, o papel social e as áreas de atuação, com os professores Álvaro Adolfo Duarte (Unifap) e Gilberto Santiago (Ceap).

As inscrições serão feitas no dia do evento, no auditório do Ceap, localizado na rodovia Duca Serra, a partir das 8h. O evento é aberto ao público.

Programação

8h – Credenciamento;

8h30 – Abertura;

8h40 – Composição da mesa de abertura;

8h45 – Apresentação de coreografia pelos alunos da Apae;

9h – Pronunciamento das autoridades;

9h20 – Palestra: Esporte de Alto Rendimento (palestrante Ricardo Leyser Gonçalves – secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento);

10h20 – Apresentação de capoeira (Roberto Gomes – mestre Bimbinha);

10h30: Abertura para debates;

12h – Intervalo para almoço;

14h20 – Apresentação de karatê do Mestre KIM;

14h30 – Composição da mesa para o Ciclo de Debates (mediador: Ana Elenara Pinto – secretária nacional de Esporte e Inclusão Social)

16h – Palestra ministrada pelo deputado federal e boxeador Acelino Popó Freitas;

17h – Encerramento dos trabalhos;

17h30 – Entrega dos certificados aos participantes.

Sônia Sandim/Asscom Comel

Contato: 9139-7654

Deixe uma resposta