Notícias

Escola Municipal Neusona mobiliza bairro Universidade com ação social

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Neusona promove a sua IV Ação Social nesta sexta-feira, 8, das 8h às 13h. O evento marca a data de fundação da unidade de ensino, que no último dia 15 de setembro comemorou 13 anos de criação.

Na ocasião, haverá apresentações artísticas culturais, entre elas do Circo Picadeiro Cidadão. O objetivo é celebrar com a comunidade a data de criação da escola e fazer a merecida homenagem à professora Neusona, que é patrona do educandário, além de ser uma personalidade marcante na educação e na cultura de Macapá.

A ação tem como parceiros o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), que irá fazer o recadastramento biométrico; Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que oferecerá atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, consultas; Corpo de Bombeiros, que irá ministrar palestra de primeiros socorros; Vara da Infância e da Juventude, com o projeto Pai Legal, Ministério Público Estadual (MPE), com palestras e orientações diversas; Faculdade Estácio Famap, com brinquedoteca e atendimento jurídico; Faculdade Estácio Seama, com fisioterapia, hidroterapia e enfermagem; Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), com massoterapia, entre outros serviços.

Atualmente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Neusona atende em média 660 alunos, que serão beneficiados com serviços de saúde e de cunho social, trabalhando a inclusão da comunidade escolar.

Asscom/Semed

Contato: 9182-4976/ 8132-4938

Sobre Chico Terra

A la Glauber Rocha, o genial visionário do Cinema Novo que tinha uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, Chico Terra tinha há 14 anos um velho computador, uma câmera fotográfica e uma inquietação invulgar, que o ofício de músico não dava conta de sossegar. Chico, é preciso esclarecer, é observador de esquina, desses que repara imagens, muitas imagens, em fração de segundos. Tornou, por isso, o passatempo de fotógrafo – cultivado em Minas Gerais desde os anos 1970, quando ainda era operário da Fiat – em profissão. Pois não é que o Chico operário-fotógrafo-músico, decidiu virar, desculpem o palavrão, webdesigner. Desenhou e pôs no ar, em 11 de novembro de 2000, o Amapá Busca. Desde então, eremita na mesmíssima casa onde nasceu e à qual voltou após a longa temporada mineira, Chico divide atenção entre sobreviver sem o conforto de bens materiais e prestar inestimável serviço à cultura do Amapá. Pelo sítio de Chico, já passaram seguramente todos os músicos amapaenses – a quem dedica admirável amizade e intransigente defesa. Já passaram, também, por conta dessa fidelidade, manifestações indignadas contra gente que, vendo artista com vassalo, insiste em relegar a democratização da cultura ao segundo plano ou a reservar o primeiro plano a uns poucos protegidos. Amapaense da gema, Chico cria e encampa teses, reclama e elogia, exibe rico acervo fotográfico e dá voz, não raro sendo ele mesmo porta-voz, à divergência. Já deve ter sido confundido com ativista político submisso a alguma legenda, coisa que efetivamente nunca foi. Na verdade, Chico tem lado, não sabe ficar em cima do muro e opina muito, agradando a gregos e chateando a troianos. Num cantinho da casa que o seu Antonio Almeida construiu nos anos 1930, ao lado de uma janela que joga a luz da manhã no recinto, está o computador velho de guerra do múltiplo Chico. É ali que, quase sempre alta madrugada, em missão solitária, o operário-fotógrafo-músico-repórter senta para escrever, feliz, páginas de seu tempo. Vida longa, pois, Chico Terra! (Euclides Farias)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.254 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: