Fumcult promove oficina sobre edital CEUs das Artes e Concurso Cultura 2014

Na segunda-feira, 11, a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura (RRN/MinC) realizarão oficina para que a cadeia produtiva da cultura possa formular propostas de ocupação do CEU das Artes de Macapá e para atividades culturais no âmbito da Copa de 2014. A capacitação, que acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, a partir das 14h30, será aberta ao público interessado e contará com a participação de Ana Carolina Morbach, servidora da RRN/MinC.

Com inscrições prorrogadas até o dia 23 de dezembro, o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes pretende contemplar 80 projetos de ocupação artística para instituições como a que será inaugurada no bairro Infraero II, zona Norte de Macapá.

Voltado a pessoas jurídicas que apresentem projetos de ocupação que envolvam, pelo menos, duas linguagens artísticas – dança, circo, música, teatro, artes visuais, literatura, arte digital e artes integradas —, o edital exige que os projetos contemplem em suas programações apresentações artísticas de circo, dança, teatro, música; ou relacionadas ao estímulo à leitura; exposições ou mostras de artes visuais; oficinas de capacitação artística e técnica; residências artísticas; além de seminários, encontros e debates. As atividades deverão ser realizadas por artistas, grupos, oficineiros ou mestres locais.

Outro edital em pauta será o Concurso Cultura 2014, cujas inscrições também foram prorrogadas até 6 de dezembro. Este selecionará trabalhos artísticos a serem apresentados durante a copa. As propostas aprovadas no concurso participarão do grande festival que o Ministério da Cultura pretende produzir, em parceria com os governos Municipal e Estadual das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil. O concurso tem como objetivo ampliar as agendas das cidades e promover a cultura brasileira como grande diferencial, fortalecendo a identidade nacional.

Os projetos deverão estar dentro de um dos quatro eixos do pilar Conteúdos Culturais, do Plano de Ação para Grandes Eventos do MinC. São eles: Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os estados do país, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro) e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).

Com informações do MinC

Paulo Rocha/Asscom Fumcult

Deixe uma resposta