Semsa inicia programação do Dia Mundial de Combate à Aids

Uma caminhada no centro comercial de Macapá, na manhã do sábado, 30, deu início à programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, em todo planeta. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá, Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o evento chamou atenção para os casos de Aids e a importância do uso do preservativo.

Durante o percurso, que saiu da Praça Veiga Cabral e percorreu a Rua Cândido Mendes, principal rua do comércio macapaense, foram distribuídos milhares de preservativos aos funcionários de lojas e consumidores. A Coordenação Municipal de DST, HIV e Aids também colou adesivos da campanha em veículos.

“Nosso principal objetivo é conscientizar a população sobre os casos de Aids e como se prevenir. Em 2013 foram registrados 230 casos no Amapá, a grande maioria – cerca de 200 – é da capital”, explicou Jean Trindade, coordenador de DST, HIV e Aids da Semsa.

No domingo, 1º de dezembro, durante a Parada Gay, na orla do Santa Inês, a Semsa também disponibilizou preservativos para os participantes do evento. Ao todo, foram distribuídas cerca de 40 mil camisinhas neste fim de semana.

Teste rápido

Ainda como parte da programação, nesta segunda-feira (2), 18 Unidades Básicas de Saúde vão ofertar o teste rápido para HIV. A meta é realizar 700 exames num único dia. Em 2013 os testes foram intensificados em Macapá e os distritos começaram a ser atendidos pelo serviço. “Alguns casos estão sendo detectados nos distritos de Macapá, o que não acontecia antes porque o serviço não era ofertado”, concluiu Jean Trindade.

Gilberto Pimentel – Asscom Semsa

Contato: 9118-0886

Deixe uma resposta