Prefeitura de Macapá implanta Consultório Odontológico no Bailique

Durante as ações de saúde realizadas no arquipélago do Bailique, no último fim de semana, foi implantado pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) um consultório odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Progresso para atender a população.

Com isso, os atendimentos que eram feitos somente para extração, passam a ser de restauração, canal, tratamento de gengiva e limpeza. Segundo a diretora de Atenção Básica de Macapá, Nilza Lima, com o novo equipamento o número de atendimentos sobe para 15 ao dia. “Há mais de 10 anos não havia investimento neste setor da saúde, sendo o principal prejudicado a população. Reconstruir atendimentos que são direito do povo é compromisso da Prefeitura de Macapá, assim como aumentar o número de serviços para que eles cheguem a todos os munícipes”.

O secretário municipal de Saúde, Dorinaldo Malafaia, avalia a aquisição do novo consultório como um avanço na qualidade de vida dos moradores. “Nos últimos anos, o Bailique foi esquecido pelo poder público. Desde o início da gestão do prefeito Clécio, assumimos o compromisso de restaurar a saúde do município. Este é o primeiro consultório a ser implantado, ainda temos nove que irão atender outras comunidades e UBS’s na capital. Tudo isso está sendo possível através de convênios com o Ministério da Saúde (MS), fruto de trabalho em equipe, para elencar prioridades”.

Durante os atendimentos foram distribuídos 250 kits de higiene bucal e guias de prevenção e orientação em saúde bucal com dicas para garantir o uso correto da escova de dente e o fio dental.

O consultório implantado no Bailique, no valor de R$ 7.505,853, recurso federal, contém um equipo odontológico; uma cadeira odontológica e uma unidade auxiliar odontológica; e ainda um kit de peça de mão, composto por um micromotor, uma peça reta, um contra-ângulo e uma caneta de alta rotação.

Sônia Sandim/Asscom Semsa
Fotos: Márcia do Carmo

Deixe uma resposta