Aliança PSB-REDE-PPS inicia debates regionais em Porto Alegre

As lideranças do PSB, da Rede Sustentabilidade e do PPS participam do 1º Seminário Regional Programático, que será realizado pela Fundação João Mangabeira, neste sábado (22), a partir das 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento servirá para debater, com participação de representantes de todo o Sul do País, as Diretrizes para Elaboração do Programa de Governo.

Representantes de Santa Catarina e Paraná, além do Rio Grande do Sul, receberão os líderes nacionais desses partidos aliados, com as presenças já confirmadas do governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, e da fundadora da Rede Sustentabilidade, Marina Silva. O evento será transmitido, ao vivo, pela TV João Mangabeira (www.tvjoaomangabeira.com.br), Portal PSB 40 (www.psb40.org.br) e site da Rede Sustentabilidade (www.redesustentabilidade.org.br).

Os próximos seminários, passando, além de Porto Alegre, por Rio de Janeiro (15 de março), Recife (5 de abril), Goiânia (12 de abril) e Manaus (26 de abril), servirão para que sejam definidas as reivindicações regionais, com participação de todas as 27 unidades da Federação, tomando como base os eixos centrais que norteiam a elaboração do Programa de Governo da Aliança PSB-REDE.

Após a abertura do Seminário, os participantes irão se reunir em seis grupos de discussão, em que serão abordadas cada uma das cinco diretrizes e um específico para tratar das políticas regionais. As conclusões serão entregues no encerramento do evento, previsto para as 18h, e contribuirão para a continuidade dos debates.

Os cinco eixos temáticos foram elaborados com a participação da sociedade, por meio de uma plataforma digital, lançada na internet em 28 de novembro do ano passado – Mudando o Brasil (www.mudandobrasil.com.br).

Nos últimos meses, a população pôde debater e fazer sugestões ao conteúdo programático construído em conjunto por dirigentes, políticos e militantes do PSB e da REDE, desde 28 de outubro, quando houve o primeiro encontro da Aliança, realizado em São Paulo. Além disso, os internautas também propuseram temas não abrangidos naquele debate, mas considerados prioritários. Os eixos definidos, a serem discutidos nos Encontros Regionais são:

* Estado e a democracia de alta intensidade;
* Economia para o desenvolvimento sustentável;
* Educação, cultura e inovação;
* Políticas sociais e qualidade de vida; e
* Novo urbanismo e o pacto pela vida.

Foram cerca de 6 mil contribuições na plataforma Mudando o Brasil. Essa participação interativa resultou em 4 mil contribuições sistematizadas e que foram respeitadas, na definição das Diretrizes. “Esse é um jeito novo de fazer política: que tem, por fundamento, a construção de nossas plataformas, políticas e iniciativas, priorizando a consulta popular. Conseguimos com essa interatividade, estabelecer eixos centrais que são sustentados pela sociedade. Agora, levaremos esse debate para mais perto dessa população, preocupados com as questões regionais. Baseado nas diretrizes já definidas, precisamos do olhar local, para que nosso Programa de Governo contemple toda a amplitude das questões nacionais, em cada canto do país”, convocou o governador Eduardo Campos.

SERVIÇO
Local: Auditório Dante Barone – Assembleia Legislativa, Porto Alegre – RS
Data: 22 de fevereiro – Horário: 9h

Deixe uma resposta