Inscrições para os Jogos Escolares 2014 terminam amanhã, 30

As escolas públicas e privadas do Estado têm até amanhã, quarta-feira, 30, para fazerem suas inscrições aos Jogos Escolares 2014, promovidos pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel).

Em Macapá, as inscrições para as modalidades individuais e coletivas estão sendo feitas na sala do Núcleo de Esporte e Rendimento (NER), no Estádio Zerão; em Santana, no Centro Didático Ginásio Poliesportivo de Santana e, nos demais municípios, nas principais escolas das sedes municipais, no horário normal de expediente.

No final da tarde desta segunda-feira, 28, técnicos do NER estiveram reunidos com os presidentes das federações de esporte amador do Estado. Na oportunidade eles receberam o regulamento das competições, definiram o quadro de arbitragem, que sempre é formado por indicação dessas entidades, e discutiram o calendário das modalidades individuais, para que não coincida com os campeonatos internos de cada uma.

De acordo com o gerente do NER, Olivaldo Nunes, a reunião com os presidentes de federações fecha o calendário de encontros que a Sedel manteve com todos os envolvidos nos Jogos Escolares 2014. “Um diferencial este ano é que por determinação do governador Camilo Capiberibe nós reunimos com todos os gestores e professores de escolas públicas e privadas do Estado, para discutir a realização dos jogos”, frisou Olivaldo, adiantando que a partir da socialização das informações e incentivo a participação das escolas, os jogos deste ano têm tudo para ser o melhor de todos os tempos.

Com relação ao calendário dos Jogos, está definido que até o dia 06 de maio as escolas deverão entregar a relação nominal dos atletas das modalidades coletivas; no dia 07/05 haverá o Congresso Técnico para as modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e handebol; no período de 13 a 23/05 vai acontecer à fase classificatória das etapas municipais, nas modalidades coletivas, na faixa etária de 12 a 14 anos; no dia 20/05 haverá Congresso Técnico para as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia; e, no período de 23 a 24/05, começam as competições individuais (etapa única), nas faixas etárias de 12 a 4 e de 17 a 17 anos. No mês de junho, no período de 6 a 8, continuam os jogos nas modalidades individuais, para os atletas de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. Ainda de acordo com o calendário a fase final das modalidades coletivas, na faixa etária de 12 a 14 anos, vai acontecer no período de 03 a 10/06.

Já para os Jogos Paralímpicos Escolares, os interessados devem fazer as suas inscrições até o dia 10 deste mês. A data da solenidade de abertura e início dos jogos está marcada para o dia 18 de agosto, havendo disputas nas modalidades de goalball, tênis de mesa, atletismo e bocha.

Vale ressaltar que os atletas e as equipes que vencerem na etapa estadual dos Jogos Escolares estarão representando o Amapá nos Jogos Escolares da Juventude, nas faixas etárias de 12 a 14 anos, em setembro, na cidade de Londrina (PR), e de 15 a 17 anos, no mês de novembro, em João Pessoa (PB). Já a etapa nacional dos Jogos Paralímpicos será em novembro, na cidade de São Paulo, onde estarão os campeões da etapa estadual.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: