Banco de praça ganha carregador solar de celular nos EUA

O seu celular não faz apenas ligações. Então, por que o seu banco (de praça) são apenas assentos, questionou o prefeito Mayor Walsh. Foto: City of Boston / Divulgação
O seu celular não faz apenas ligações. Então, por que o seu banco (de praça) são apenas assentos, questionou o prefeito Mayor Walsh. Foto: City of Boston / Divulgação

Os bancos de praça da cidade de Boston nos Estados Unidos devem ganhar uma estação de recarga de celular e tablets por meio de baterias solares. A nova tecnologia conhecida como “Soofa” foi desenvolvida por uma startup criada dentro da MIT Media Lab, a Changing Inviroments, em parceria com a prefeitura da cidade.

O equipamento também servirá para coletar e compartilhar dados sobre qualidade do ar e poluição sonora. “O seu celular não faz apenas ligações. Então, por que o seu banco (de praça) são apenas assentos?”, pergunta o prefeito Mayor Walsh, em um comunicado à imprensa.

Esse banco de praça tecnológico deve chegar às áreas verdes da cidade na segunda semana de junho, começando por Titus Sparrow Park, Boston Common e Rose Kennedy Greenway.

“Soofa é o primeiro passo para a ‘mobília inteligente urbana’”, disse Sandra Richter, cofundadora e presidente-executiva da startup. “A possibilidade de atualizar a cidade para a geração móvel é duradora e infinita”.

A prefeitura está fazendo também um concurso via Twitter e por meio de um hotsite para os cidadãos de Boston apontarem em quais locais querem as próximas unidades do banco. Até o dia 11 de junho, os moradores da cidade poderão enviar um tuíte ou sinalizar no mapa o local onde o Soofa poderá ser instalado.

Na semana passada, o Soofa foi testado com êxito na feira de empreendedores da Casa Branca, a White House Maker Faire.

Terra

Deixe uma resposta