Parteiras do Amapá aprimoram conhecimentos durante capacitações nesta semana

Dando continuidade às oficinas de capacitação que vêm sendo realizadas no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação Estadual da Atenção Básica, promove nesta semana treinamento para parteiras tradicionais dos municípios de Pracuúba e Tartarugalzinho.

Segundo a coordenadora estadual da Atenção Básica, Maryanne Seabra, a oficina "Trocas de Saberes com as Parteiras Tradicionais do Amapá: Cuidando de quem recebe a vida" tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos sobre as técnicas de preparação para o parto, contribuindo para a redução de taxas de mortalidade infantil e proporcionando uma assistência de qualidade de partos nas comunidades.

A coordenadora destaca que, em cada oficina, uma média de 50 parteiras são capacitadas. As ações têm o apoio do Ministério da Saúde.

Alimentação da mulher grávida, riscos durante a gravidez, higiene no parto, cuidados com o recém-nascido e medidas de prevenção são alguns dos assuntos abordados durante as capacitações. As participantes aprimoram, também, conhecimentos sobre o papel da parteira na comunidade e cuidados especiais que garantam a vida da mãe e do filho.

Serão capacitadas, em todo o Estado, 1,6 mil parteiras tradicionais, inclusive nas regiões mais afastadas como os distritos do Bailique e do Pacuí, além das aldeias indígenas Manga, Kumenê e Kumarumã, no município de Oiapoque.

Deixe uma resposta