Smartphone pode gerar energia solar com painel transparente

A tecnologia ainda está em um estágio inicial, mas os pesquisadores acreditam que há potencial de uso comercial ou industrial.

Vanessa Daraya, de Info

Painel transparente: tecnologia canaliza ondas emitidas pelo Sol para células solares. Foto: Yimu Zhao
Painel transparente: tecnologia canaliza ondas emitidas pelo Sol para células solares. Foto: Yimu Zhao

Quando colocado em uma janela, por exemplo, o sistema consegue gerar energia sem bloquear a visão das pessoas.

O painel solar é feito com um tipo de plástico. Como é diferente de modelos tradicionais, o sistema pode ser aplicado em janelas, prédios, telas de smartphones e outras superfícies com o objetivo de gerar energia solar.

A tecnologia canaliza as ondas emitidas pelo Sol, como ultravioleta e infravermelho, para as células solares.

Segundo o cientista Richard Lint, líder da pesquisa, o painel parece transparente porque os materiais não absorvem ou emitem energia em um espectro visível.

Atualmente, o painel converte 1% da luz que passa por ele em energia. Mas os cientistas planejam fazer melhorias na tecnologia para que seja possível converter de 5% a 7%.

Painéis solares transparentes não são novidades. Mas, segundo o comunicado da universidade, as invenções feitas até agora tinham uma produção de energia pouco eficiente.

A tecnologia ainda está em um estágio inicial, mas os pesquisadores acreditam que há potencial de uso comercial ou industrial, com um custo acessível e de maneira menos invasiva do que os métodos tradicionais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: