Semam disponibiliza canal de denúncia contra agressões ao meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) lança o Projeto Linha Verde, um canal via telefone para que a comunidade possa se comunicar com a secretaria e denunciar, pedir ou prestar informações a respeito de ações que agridam o meio ambiente. O objetivo é descobrir, com a ajuda da população, onde se encontram lixeiras viciadas, águas servidas, solicitar doações de mudas e plantio, poda, supressão de árvores, denunciar casos de poluição sonora. O serviço funcionará como uma central de atendimentos. Os telefones disponíveis são: (96) 8109-5756 e (96) 9117-5511.

Denuncie

Lixeiras viciadas: trata-se do acúmulo de lixo em área imprópria. Geralmente são criadas pela própria população, que despeja resíduos domésticos em terrenos baldios, em beiras de canais e até mesmo nos rios, podendo causar doenças e a infestação de animais peçonhentos.

Água servida: é a água utilizada nos trabalhos domésticos – lavagem de carro, água do banho e de fossas, que são desaguadas diretamente nas ruas e nos rios, sem nenhum tratamento prévio, causando assim uma enorme poluição para o meio ambiente.

Mudas e plantio: através da Linha Verde, você pode ligar e solicitar mudas para sua plantação, bem como auxílio no cultivo. A Semam dispõe de inúmeras espécies delas, tanto frutíferas como ornamentais.

Poda e supressão de árvores: poda é o ato de retirar parte de plantas, arbustos, árvores, cortando-se os ramos, rama ou braços inúteis e favorecendo o crescimento da mesma. Já a supressão, nada mais é do que cortar árvores que estejam causando transtorno ou represente perigo.

Poluição sonora: refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume, que supera os níveis considerados normais para os seres humanos.

Rita Torrinha – Asscom PMM

Fotos: Max Renê

Deixe uma resposta