Dia da Paz na Escola será comemorado na rede estadual de ensino nesta segunda-feira

Estimular a integração e a corresponsabilidade da escola, da família, da comunidade e da segurança pública na busca pela cidadania são os objetivos do Programa Pacto Pela Paz na Escola, que instituiu o 8 de novembro com o Dia Estadual da Paz nas Escolas.

As instituições estaduais irão realizar atividades alusivas à data, nesta segunda-feira, 10, com a finalidade de proporcionar reflexão quanto à função da escola na criação de valores dos alunos, enquanto ser humano em desenvolvimento.

"O bom funcionamento das unidades escolares depende de vários fatores, principalmente da observação e do cumprimento das normas de boa convivência, as quais devem ser norteadas por valores e princípios éticos, em consonância com a realidade escolar, como ponte para construir um ambiente harmonioso, adequado para aprendizagem tranquila e segura dos alunos", elucidou Rosinete Rodrigues, coordenadora da Educação Básica e Profissional.

As escolas já desenvolvem atividades relacionadas ao tema, porém o dia 8 foi escolhido para chamara a atenção da sociedade amapaense ao problema da violência, com ênfase nas escolas.

O programa, cujo principio é a integração das políticas públicas do Estado, é desenvolvido em duas fases: a primeira com ações planejadas e direcionadas aos alunos, professores, corpo técnico, apoio à equipe gestora da escola e aos familiares no ambiente escolar. A segunda fase tem como público-alvo a população do entorno da escola, através das instituições como a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, Secretaria de Saúde, Ministério Público e Conselho Tutelar.

Deixe uma resposta