Reunião com artistas e produtores define focos de trabalho da Secult

Artistas e produtores culturais lotaram o Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço, em Macapá, na quinta-feira, 8, para participar da primeira reunião promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a finalidade de apresentar o seu novo titular, Disney Silva, e fazer um primeiro contato de esclarecimentos, tanto por parte do secretário quanto da classe ao novo gestor.

Entre as pautas tratadas estavam a real situação orçamentária da secretaria, a descentralização dos recursos da Secult e a efetivação das políticas estaduais e municipais de cultura do Amapá.

"Não é necessário somente fomentar a cultura, mas também construir políticas culturais através de um sistema em fundos municipais e estaduais. Como faço cultura, há mais de 35 anos, temos conhecido e sofrido na pele o tratamento que os secretários de Estado da Cultura têm dispensado aos artistas e produtores amapaenses, porém hoje isso acabou. Essa é uma primeira conversa que tive com os agentes culturais para sabermos como andam todos os lados, da gestão e da categoria", informou Disney.

A orientação do secretário é a de que todos os setores culturais tenham consciência de que todos são importantes, e que todos os municípios precisam ser atendidos, logo, os recursos da secretaria, que contará com cerca de R$10 milhões para 2015, deverão ser usados de forma consciente, para que nenhum seja mais beneficiado do que o outro.

"Quero fazer um pacto com a classe para que neste primeiro momento possamos parar de pensar só no projeto da gente e que comecemos a pensar em conjunto, de forma coletiva, para que todos sejam beneficiados não só entre as categorias, mas em todos os municípios", explicou o secretário.

Maria José Pantoja, do seguimento da capoeira, em sua participação no encontro, afirmou que está muito contente pelo novo secretário ser um velho militante da causa cultural. "Hoje temos a certeza de que as coisas vão dar certo e que a nossa cultura será valorizada, e que os artistas serão respeitados como nunca fomos antes", disse Maria José.

Segundo o secretário Disney, a orientação do governador Waldez é envolver ao máximo os artistas de todos os municípios. "Acabada a época do carnaval, nós iremos até Brasília correr atrás das emendas parlamentares para cultura, e nós vamos conseguir porque nossa equipe é competente e nossa bancada é forte. Estamos começando uma gestão que eu quero que seja compartilhada e fiscalizada pelos artistas. Para isso, peço que eles venham nos visitar, a nossa secretaria está de portas abertas e quer atender a todos", finalizou.

Estavam presentes na reunião o secretário de Estado da Juventude, Rafael Cambraia; o vereador de Macapá Marcelo Dias, a secretária de Cultura de Laranjal do Jari, Ana; o secretário de Cultura de Ferreira Gomes, João Fernandes Monteiro; e o presidente da Fundação Municipal de Cultura Macapá, Jansen Rafael.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.