Museu Sacaca reabre ao som de marabaixo

O Centro de Pesquisas Museulógicas Museu Sacaca reabriu com muita alegria e dança ao som do tradicional marabaixo. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira ,3, e reuniu a população e autoridades do Governo do Estado do Amapá.

O museu passou por inspeções e algumas readequações para melhor atender a comunidade. De acordo com a direção as atividades de visitação voltaram a acontecer normalmente e com monitores preparados para receber tanto a população local, quanto turistas nacionais e internacionais. Também estão em funcionamento as lojas do Shopping do Pequeno Empreendedor situado no Museu e a praça de alimentação.

Houve também mudança no horário de atendimento ao público que anteriormente iniciava às 10h e agora passou a acontecer a partir das 9h da manhã até às 18h, de segunda à sexta e nos finais de semana.

O diretor do Museu Sacaca, Wagner Costa, informou que algumas atividades vão ser reorganizadas junto à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para que a partir de então, juntos possam oferecer mais entretenimento e cultura aos visitantes do Museu Sacaca.

"Os eventos culturais encerraram ainda no ano passado. Vamos discutir com secretário de cultura a continuidade desses projetos e quem sabe abrir espaços para novas atividades dentro do museu que é de todos", declarou Wagner.

O secretário de estado da Cultura, Disney Furtado, que esteve presente na reabertura, falou da importância do museu para Estado e declarou que atividades culturais vão ser fomentadas no espaço.

"O museu é um dos principais pontos culturais da cidade e sabemos desse valor. O auditório é um espaço que deve ser explorado pelo artistas e vamos trabalhar em conjunto para que a cultura do Estado possa crescer ainda mais", relatou.

Entre os espaços de visitação, destacam-se a casa do ribeirinho, a casa dos castanheiros, o monumento marabaixo, a casa da farinha, a casa dos Waiãpi, a praça das etnias e a praça do Sacaca. São ainda atributos do museu a realização de palestras, seminários, debates e atividades culturais.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.