Prefeitura de Macapá alinha pactuação com Ifap sobre o Pronatec 2015

Para ajudar no planejamento e negociação dos cursos que serão oferecidos em 2015 por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast), reuniu-se com o Instituto Federal do Amapá (Ifap) nesta terça-feira, 13.

Um dos assuntos tratados no encontro foi o alinhamento de parcerias com as unidades ofertantes para melhorar as capacitações oferecidas à população de Macapá. Segundo a titular da Semast, Eliane Gonçalves, os ofertantes ainda irão incluir no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) as propostas de oferta a serem submetidas à homologação do MEC.

Além das homologações do Pronatec, que ainda estão em curso, com término previsto para o mês de março, discutiu-se também sobre a dinamização do trabalho em conjunto entre o município e a entidade federal, que servirá como um incentivo a mais para que o público não falte às aulas e cumpra corretamente a carga horária dos cursos.

Como medidas de incentivo, a prefeitura e o Ifap farão uma aula inaugural enfatizando a importância da capacitação técnica. Além disso, apresentarão alguns depoimentos de alunos do Pronatec 2014, que receberam seus certificados de conclusão e, logo em seguida, conquistaram o tão sonhado emprego de carteira assinada.

Para a coordenadora do Pronatec da Semast, Ingrid Barros, a maioria dos que fazem os cursos consegue entrar no mercado de trabalho. “Por serem cursos de qualificação realizados nas instituições mais requisitadas do município, muitos, ao concluir a capacitação técnica, conseguem emprego”, declarou.

Ficou definido pela equipe que, durante os próximos dias, a prefeitura irá se reunir com o Sistema S (Senac, Senai, Sest/Senat e Senar) e rede estadual de ensino para realizar reuniões e juntos tratarem dos cursos que poderão ser ofertados.

As equipes agendaram para o mês de fevereiro uma cerimônia de entrega de 180 certificados de conclusão dos cursos de capacitação do Programa Mulheres Mil. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Texto e foto: Lilian Monteiro/Asscom Semast

Contato: 99130-5406 / 98141-1697

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.