Bombeiros dão orientações para a prevenção de incêndios em Vitoria do Jarí

Aconteceu durante esta semana, a ação preventiva e de orientação realizada por militares do 8º Grupamento Bombeiro Militar (8º GBM), que funciona no município de Vitória do Jari. O objetivo da iniciativa era orientar os comerciantes quanto a prevenção de incêndio e pânico. A ação foi direcionada aos empresários da orla do município, por ser uma área com grande concentração de estabelecimentos comerciais.

Durante o trabalho de campo os bombeiros militares realizaram o preenchimento de um formulário técnico. Essa coleta de dados vai proporcionar o conhecimento da real situação de cada estabelecimento comercial vistoriado, com relação ao atendimento ou não das normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBM-AP, como, por exemplo, a necessidade de extintores de incêndio, placas de identificação, lâmpadas de emergência, entre outros.

Na oportunidade, os bombeiros também orientaram os funcionários dos estabelecimentos comerciais para a utilização correta de extintores de incêndio. Com relação aos que ainda não estão adequados às normas de segurança, os bombeiros fazem um trabalho de conscientização explicando a necessidade de adequação dos estabelecimentos, já que atender às normas representa um custo relativamente baixo para os empresários, quando comparado aos prejuízos ocasionados por um incêndio.

Este trabalho preventivo e educativo aconteceu durante dois dias e atendeu 100 estabelecimentos comerciais. A partir de agora, os dados obtidos por meio dos questionários serão estudados e utilizados para a elaboração de um relatório final. Essas informações serão úteis para o planejamento de novas ações preventivas e fiscalizações realizadas pelo 8º GBM.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.