Prefeitura de Macapá realiza inscrições para tratamento do tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 26, as inscrições para o tratamento do tabagismo, que estará disponível em três Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Usuários do tabaco que desejam parar de fumar devem procurar, até o dia 30 de janeiro, as UBS’s do Marabaixo; São Pedro, no bairro Beirol; e Policlínica, na Unifap. O tratamento será realizado prioritariamente nas UBS’s e terá duração de um ano.

O tratamento será medicamentoso, através de avaliação do profissional de saúde, juntamente aos usuários e grupos de apoio multidisciplinar, com sessões programadas pela equipe de saúde, que incluem abordagens em grupo e individual. “Os usuários de tabaco, que queiram parar de fumar, devem procurar uma das três UBS’s, até o dia 30, para se inscrever no tratamento e ganhar mais qualidade de vida”, enfatizou a coordenadora adjunta do Programa de Tabagismo, Martiana Barros.

A princípio, cada grupo será formado por 20 pacientes. A maioria dos fumantes que gostaria de deixar de fumar não se encontra preparada para fazê-lo. Contrariar a vontade de fumar e deixar de vez o hábito é, para a maioria das pessoas, muito difícil. “Parar de fumar só será possível através da sensibilização dos dependentes do tabaco para os riscos de saúde que eles correm e, ao mesmo tempo, através do incentivo a procurar ajuda para o seu tratamento”, reforçou Martiana.

O cigarro contém mais de 40 substâncias cancerígenas, que aumentam o risco de câncer na boca, laringe e traqueia, pulmões, esôfago, estômago, rins, bexiga, colo do útero, etc. Fumar aumenta a queda da capacidade respiratória, bem como o risco de problemas respiratórios, como tosse, chiado e falta de ar, além de causar 90% da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e aumentar seu risco em 10 vezes. O risco de doenças coronárias, como angina no peito e infarto do miocárdio, é triplicado, e o de morte por infarto em homens com menos de 55 anos também aumenta com o uso do tabaco.

Serviço:

Data: 26 a 30 de janeiro

Hora: 8h às 12h

Locais: UBS São Pedro (Rua Jovino Dinoá, 158, Beirol)

UBS Marabaixo (Rua 04, s/n, Marabaixo II)

Policlínica (Unifap)

Contato: Jamile Moreira/Asscom Semsa – 99135-6508 / 98802-8647

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.