Universidade do Estado diploma graduados do Parfor

Duas solenidades de formatura, na noite desta quarta-feira, 28, no Teatro das Bacabeiras, marcaram a diplomação das primeiras turmas da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) a ingressarem na formação superior por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A graduação foi possível graças ao convênio assinado em 2009, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.

Essa foi a primeira vez que Perseu Aparício concedeu grau como reitor da Ueap.
Cerca de 150 graduandos em Pedagogia e Química receberam a outorga do grau pelo reitor da Ueap Perseu da Silva Aparício, na primeira solenidade, e vice-reitor Breno Marques da Silva e Silva , na segunda solenidade. Estiveram presentes os representantes das graduações, equipe da administração superior, e o vice-governador do Estado, Papaléo Paes, além de familiares dos graduados muitos dos quais provenientes de diversos municípios do Estado.

O Parfor destina-se à formação de professores do magistério de escolas estaduais e municipais que ainda não possuem diplomação em nível superior na área em que lecionam, e que precisam do diploma para continuar atuando em sala de aula, segundo requisitos exigidos pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A persistência e força de vontade dos formandos foram evidenciadas por Papaléo Paes em seu pronunciamento. O gestor também atribuiu a formação da universidade ao trabalho iniciado pelo governador Waldez Góes, em 2006, com a criação e implantação da Ueap.

Vice-governador Papaléo Paes afirmou que esta formatura é a colheita da implementação da Ueap na primeira gestão de Waldez.
"Temos aqui pessoas que, com muito sacrifício e satisfação, conseguiram receber o grau esperado há muitos anos, e que os capacita a trazer mais cultura e mais ensinamento para o nosso Estado. O governador Waldez criou e instalou a Universidade do Estado do Amapá e, hoje, tenho certeza de que tudo o que ela está colhendo é o resultado do trabalho dessa equipe de jovens mestres e doutores que estão à frente da instituição", disse o vice-governador.

Essa foi a primeira vez que Perseu Aparício concedeu grau como reitor da Ueap. "Estar à frente de um projeto de imensurável grandeza, como a formação superior, materializada na graduação e pós-graduação, é mais que administrar. É acreditar na edificação de ações coletivas, não só dos que fazem a Universidade do Estado do Amapá, mas daqueles que contribuem para um Estado mais justo e pleno de oportunidades", discursou o reitor.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.