CEA vai usar aumento na arrecadação para tirar Amapá do isolamento energético

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) anunciou que vai investir o aumento da arrecadação que será proporcionado pelo reajuste de 21,25% na tarifa de energia elétrica nas obras que vão tirar o Amapá do isolamento energético em relação ao restante do país.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 9. Além das obras de interconexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN) – operador que gerencia a energia elétrica no Brasil – a direção da Companhia também esclareceu sobre o aumento tarifário, recém autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o diretor-presidente da CEA, Ângelo do Carmo, a empresa passou mais de 10 anos sem poder reajustar sua tarifa devido à inadimplência com o setor elétrico, acarretando assim diversos prejuízos. Agora, com os débitos quitados, o reajuste tarifário vai equilibrar a receita com os investimentos da concessionária, que são as obras de conexão do Amapá ao SIN, previsto para iniciar até o final de fevereiro.

Nesta primeira etapa, a Companhia está investindo R$ 42 milhões. A conexão refletirá em melhorias na energia elétrica do Amapá, que passará a dispor de energia firme, continua e de qualidade, eliminando sua dependência de usinas térmicas movidas a óleo diesel.

"Temos que construir três novas instalações na cidade do Amapá e ampliar os circuitos da rede elétrica. Além disso, é preciso instalar redes e linhas em todo Estado do Amapá para atendermos toda população, conforme o programa Luz para Todos. O volume de obras de serviço é muito grande e por isso precisamos de mais arrecadação", justificou o presidente.
Atualmente, além de não ter ligação com o arranjo nacional de abastecimento de energia elétrica, o sistema amapaense ainda é 70% dependente da queima de óleo diesel, processo termoelétrico cuja geração é de alto custo. Os outros 30% que completam o fornecimento são produzidos pela Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes. Na última década, essa capacidade foi ultrapassada pela demanda, causa dos apagões nos últimos dois anos.

Reajuste

A Aneel aprovou no início desse mês o reajuste tarifário de 2014 da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A nova tarifa já está valendo desde 4 de fevereiro, data de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

"Estamos tentando equilibrar a receita com as despesas. Mesmo com o reajuste, ainda estamos entre as quatro menores tarifas residenciais do Brasil. Por exemplo, o consumidor amapaense paga 30 centavos por quilowatt-hora (kWh), enquanto os consumidores do Pará pagam a energia no valor de 50 centavos por kWh", considerou o presidente da CEA.

De acordo com a Aneel, o reajuste da Companhia de Eletricidade do Amapá deveria ter acontecido em 30 de novembro, entretanto foi suspenso por causa da inadimplência da concessionária com o pagamento de encargos do setor elétrico, conforme prevê o artigo 10 da Lei Nº 8631/1993, que estabelece que para aplicar um novo valor tarifário é necessário que a Companhia esteja regularizada com a agência nacional.

Além dos consumidores residenciais, a Aneel definiu em 8,82% a variação média do percentual de reajuste para os consumidores de alta tensão. Para fazer esses cálculos, a Agência analisa variação de custos que a empresa teve no ano, incluindo custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.