Embrapa e parceiros produzem site especial sobre Água na Agricultura

www.embrapa.br/agua

Você quer encontrar estudos, tecnologias, publicações, notícias e muito mais informações sobre uso racional da água na agricultura? Conheça o site especial “Água na Agricultura”, uma iniciativa para levar a todos o conhecimento científico que comprova que é possível utilizar água na produção vegetal e criação animal sem desperdício. Confira no hotsite o "Observatório Safra 2014/2015" que traz informações inéditas, com análise dos impactos atuais e potenciais da crise hídrica sobre a agricultura e o abastecimento de alimentos no Brasil.

O hotsite Água na Agricultura foi desenvolvido em parceria entre o Ministério da Agricultura, Embrapa, Conab, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Águas (ANA). A ferramenta oferece um panorama atualizado do cenário hídrico no país. “O hotsite organizará esses elementos em uma mesma plataforma, facilitando o acesso de todos os interessados e democratizando esse ativo tão importante que é a informação”, afirmou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, fez a apresentação do site, na tarde da última quarta-feira, 11/2. Este espaço virtual contará com acompanhamento atualizado das condições de umidade do solo e clima em todo o país, monitoramento de plantio e colheita das safras, cenários atualizados de precipitação, entre outros.

Água na Agricultura

O site conta com as seguintes abas: Inicial (home da ferramenta); Observatório Safra 2014/2015 (informações sobre o monitoramento da safra, precipitações e condições do clima); Perguntas e Respostas (dados sobre as principais dúvidas relacionadas à questão hídrica); Soluções Tecnológicas (apresenta alguns exemplos de serviços, sistemas e tecnologias disponíveis para o enfrentamento da escassez hídrica); Publicações ( material editorial desenvolvido pela Embrapa sobre o tema); Comunicações (notícias e vídeos relacionados ao tema). A ministra Kátia Abreu alertou sobre a necessidade de se diferenciar o que está sendo afetado pela seca e o que é afetado pela sazonalidade. Ela utilizou o exemplo do tomate, que tem a produção prejudicada pelas chuvas do início do ano e por consequência, sofrem aumentos no preço. O hotsite terá atualização constante e deve se tornar um instrumento de referência para a utilização da água na agricultura.

Com informações do Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Dulcivânia Freitas
Jornalista DRT/PB 1063-96

dulcivania.freitas
(96) 4009-9587 / 8137-7559
www.embrapa.br/amapa

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.