Emergência na Saúde: primeira remessa de medicamentos é repassada ao Estado

Poliana Tavares
polianatavares11

Os lotes foram conseguidos por meio das ações emergenciais para o sistema de saúde estadual.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na tarde desta terça-feira, 24, a primeira remessa de medicamentos que faz parte de um dos planos de ações emergenciais de curto prazo, após a decretação de Estado de Emergência.

O Hospital Estadual de Santana e Hospital da Mulher Mãe Luzia foram os primeiros a receberem os medicamentos. A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) vai conferir e cadastrar a entrada dos lotes e iniciar a distribuição no restante da rede hospitalar. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 6.222.719,35.

Os medicamentes já estão sendo catalogados pela equipe da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, e logo serão distribuídos.

De acordo com diretora da CAF, Carla Soeiro, aos poucos a rede será totalmente reabastecida. Ela também avaliou a importância da compra. "Em 2014 faltou o medicamento deractanto, que é utilizado em bebês prematuros. Com a falta da droga, várias crianças morrem na maternidade", disse.

O processo de compra emergencial foi realizado através de dispensa de licitação, em virtude do total desabastecimento nas redes hospitalares. Os fornecedores têm até cinco dias para fazer a entrega a partir do empenho. A previsão da Sesa é que até a próxima segunda-feira, 2, toda compra esteja repassada.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.