Prefeitura de Macapá e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias promovem bem-estar a grupo da 3 a idade

O Centro Arte e Vida da 3ª idade, grupo assistido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), recebeu na última quarta-feira, 25, diversos materiais, como máquina de costura, compressor para tratamento dentário, que já está em funcionamento, tecidos, rendas, feltros, E.V.A, linhas de crochê, tricô, tapetes, agulhas, 04 bancos acolchoados, entre outros. A ação faz parte do Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, desenvolvido pelo Departamento de Bem-Estar da Igreja, com o apoio do Departamento de Assuntos Públicos.

A diretora do Departamento Social da Semast, Aurises Tito, fala a respeito do objetivo do projeto e das diversas atividades organizadas pela Prefeitura de Macapá aos idosos. “O grupo organizado da 3ª idade tem como objetivo proporcionar aprendizado e aperfeiçoamento em trabalhos manuais e atividades físicas. Os trabalhos em artesanato produzidos pelas idosas são: panos de pratos pintados e bordados, bonecas em tecido, trabalhos diversos em E.V.A, bolsas, vestidos de marabaixo, entre outros itens”, contou.

Por meio da Semast, o projeto atende moradores dos bairros do Perpétuo do Socorro, Cidade Nova, Laguinho e Pacoval. Além de participar das atividades, os idosos também comercializam todos os objetos que produzem. Para dona Elza Moraes, 67 anos, participar do projeto é satisfatório. “Além de produzirmos várias peças, passeamos, nos divertimos e ainda temos a chance de ter uma renda extra no orçamento com a venda do nosso material. Considero a Semast o meu segundo lar. Agradeço também a parceria com a Igreja, que tem nos ajudado bastante para que nosso projeto cresça”, declarou.

Segundo o presidente (no Amapá) da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Rodrigo Jansen, o programa garante diversas oportunidades aos idosos. “Esse projeto ajuda os idosos em seu tempo vago e dá oportunidade àqueles que não têm uma atividade. O propósito do Bem-Estar da Igreja é cuidar dos pobres e necessitados, além de promover a autossuficiência. Em Macapá já doou mais de 850 cadeiras de rodas, 200 ventiladores e 200 purificadores de água, além de uma clínica de fisioterapia montada de equipamentos para a UBS Rosa Moita”, informou.

A secretária interina da Semast, Sandra Smith, informou que a política de atendimento aos idosos, executada pela gestão municipal, respeita a terceira idade e planeja mais ações para que este grupo possa aproveitar melhor ainda o seu tempo. Ao final do evento, o Centro Arte e Vida fez uma apresentação de marabaixo e participou de um lanche especial oferecido pela Igreja.

Texto e fotos: Lilian Monteiro/Asscom Semast

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.