Saúde volta a ofertar exames de endoscopia e colonoscopia

Após dois anos e cinco meses, o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) retomará o atendimento de exames de endoscopia e colonoscopia no Estado. Na manhã desta quarta-feira, 4, foi instalado mais um aparelho para a realização dos dois tipos de exames na unidade de saúde. O primeiro equipamento chegou ao hospital há cerca de um mês. Ambos entrarão em funcionamento a partir da próxima semana.

Com os equipamentos, será cumprida uma demanda de 86 exames semanais, incluindo os de rotina e do centro cirúrgico. Mais de seis mil pacientes aguardavam pelos exames.

Segundo o secretário-adjunto de Gestão da Saúde, Fernando Nascimento, o Estado investiu R$ 171 mil na aquisição das máquinas. Com o início dos exames, a rede ganhará prevenção e diagnóstico de esôfago, estômago e intestino. "Os antigos aparelhos do HCAL não recebiam manutenção, o que ocasionou uma série de problemas e impediu o funcionamento", explica.

Ainda de acordo com Nascimento, as novas máquinas estão entre as mais modernas do mercado e receberão da Secretaria de Saúde estadual uma rotina de ações de conservação. "Com a aquisição, os exames serão regularizados, o que trará mais tranquilidade para a rede pública de saúde do Estado".

A endoscopia auxilia no diagnóstico de doenças do aparelho digestivo alto, através de biópsias, no acompanhamento do seu tratamento e também na remoção de lesões. A colonoscopia é um procedimento que permite a visão do cólon e reto (intestino grosso). O procedimento é realizado para diagnosticar doenças, retirar pequenos tumores malignos ou benignos e obter biópsias.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.