Ueap inaugura primeira turma de Licenciatura em Música do Estado

escontração e projetos para o futuro marcaram a aula inaugural do primeiro curso de Licenciatura em Música oferecido pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap), ocorrida na terça-feira, 3. Este é o primeiro curso da área ofertado pelo Estado em nível de graduação, o que reforça as expectativas sobre a melhoria do cenário cultural no Amapá.

Segundo Ismael do Nascimento, coordenador do curso, o objetivo é movimentar mesmo o cenário musical da região. "Espero que essa primeira turma seja a mais dedicada. Ainda estamos apresentando a estrutura da universidade para os alunos, mas temos projetos voltados para a extensão universitária, projetos na área social e queremos aproveitar o fato da maioria dos aprovados já atuarem como músicos profissionais", planeja o professor.

Multi-instrumental

O processo de seleção do curso de música é diferente e mais longo do que os outros vestibulares. Além da nota obtida no Enem, os candidatos são selecionados segundo suas habilidades vocais ou instrumentais. Dentro da universidade, a grade curricular também dá continuidade a essa diversidade de talentos e não há divisão de classes por instrumentos.

"Não há divisão porque todos os alunos vão estudar a teoria musical e aplicá-la a seus instrumentos. O curso é de formação de professores, o objetivo é formar docentes para atuar nas universidades, na Escola Walquíria Lima ou mesmo coordenando sua própria escola de música", explicou o professor Izaías Loureiro, chefe de controle acadêmico na Ueap.

Loureiro também relatou que a Licenciatura em Música foi uma das graduações que, proporcionalmente, mais obteve o interesse dos candidatos aprovados no vestibular, preenchendo 90% das vagas ofertadas na primeira chamada.

Um desses aprovados foi o contrabaixista Gerson Figueiredo, que espera agregar conhecimento acadêmico à sua experiência como músico. "Minha expectativa com o curso é a melhor possível, como integrante da primeira turma, quero crescer junto com o curso e me tornar um grande profissional".

Ouça a música da Amazônia

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.