SENAI lança Desafio de Projetos Integradores

Macapá – Uma competição entre alunos de cursos técnicos de todo o Brasil, que consiste na elaboração de projetos sobre assuntos que possam melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente. Esse é o Desafio de Projetos Integradores lançado pelo SENAI em todo o país.

O Projeto, que está sendo realizado por etapas, visa despertar o espírito empreendedor no aluno, estimulando sua capacidade técnica para a resolução de problemas relacionados à transformação de resíduos industriais em aplicações que produzam valor; à ampliação do uso de energia renovável em residências ou empresas; à mobilidade urbana com tecnologias e sistemas de informação e à otimização do uso da água nos processos de fabricação com soluções econômicas.

As ideias apresentadas pelas equipes, formadas por quatro alunos de dois cursos diferentes, serão orientadas pelos instrutores do SENAI e trabalhadas durante o semestre em sala de aula. Depois passarão por uma banca avaliadora para que sejam julgadas e analisadas, levando-se em conta a viabilidade econômica e aplicabilidade. Em agosto, acontecerá a etapa nacional, ocasião em que serão escolhidos os melhores trabalhos do país.

O instrutor da área de Elétrica, Moisés Sousa, ressaltou a importância do Desafio. “Além de integrar alunos e disciplinas, a competição auxiliará os estudantes a desenvolver projetos e pesquisas acadêmicas no futuro. Além do mais, ao participarem de um evento de grande porte, os estudantes selecionados terão a oportunidade de conhecer cientistas, ganharão reconhecimento dentro e fora de sala de aula e a chance de externar suas boas práticas representando o Amapá.”

Para o instrutor da área de Tecnologia da Informação, Ernesto Junior, “os alunos ao participarem do Desafio SENAI de Projetos Integradores irão adquirir conhecimento, autonomia, inclusão, integração e responsabilidade, além de desenvolver o talento antes não explorado na área de pesquisa científica”.

Adriano Cardoso, diretor de Operações do SENAI, relata que por meio da competição serão discutidos nas aulas, os problemas que fazem parte do dia a dia da comunidade, a fim de estimular os estudantes a produzirem soluções criativas e inovadoras para diferentes setores da indústria. “Temos a missão de contribuir para a formação de nossos alunos, não só no que diz respeito à oferta de ensino, mas também, estimulando conceitos e momentos que os façam crescer como indivíduos e profissionais”, pontuou o diretor.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.