Com expectativa de arrecadar R$ 56 mi, Estado inicia calendário do IPVA 2015

Com o slogan, "Quem paga IPVA tem trânsito livre", a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) inicia no próximo dia 16 o calendário de Licenciamento 2015 do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O período de pagamento vai até o dia 1º de setembro.

Segundo a Sefaz, a expectativa do Estado é arrecadar em torno de R$ 56 milhões este ano. A coordenadora de arrecadação da Sefaz, Eliane Heidmann, ressalta que a atualização do IPVA não tem relação direta com a responsabilidade da manutenção de estradas, ou das ruas. O imposto é apenas de uso fiscal, podendo ser pago à vista ou em parcelas. Ela também alerta para as responsabilidades do contribuinte com o desenvolvimento de sua cidade, já que 50% do valor arrecadado é repassado às prefeituras de cada município onde o veículo é cadastrado.

Calendário
O calendário de licenciamento para veículos com placa de 0 a 9 será dividido em seis cotas. A cota única, ou primeira cota, terá início no dia 16 de março; a segunda, 15 de abril; a terceira, 15 de maio; a quarta, 15 de junho; a quinta, 15 de julho. A sexta deverá ser paga no dia 14 de outubro, com prazo máximo até o final deste mês. A fiscalização está marcada para o dia 1º de setembro.

Pagamentos
Os valores de 2014 (IPVA, taxa de licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas e débitos anteriores) deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bancoob, Bradesco e Basa, com o Documento de Arrecadação (DAR), que poderá ser adquirido através dos sites:www.detran.ap.gov.br e www.sefaz.ap.gov.br.

O pagamento realizado fora do prazo estabelecido pela Sefaz incidirá em multa de 0,33% ao dia. Decorrido o prazo de 60 dias, e não havendo o pagamento, a multa será de 20%, mais juros de mora de 1% ao mês.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.