Prefeitura promove capacitação em Libras para profissionais da saúde

A Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência, está realizando gratuitamente a oficina “Libras em Saúde”. A capacitação iniciou na última segunda-feira, 02, e acontecerá até o dia 13 de março na Faculdade Brasil Norte (Fabran), com o apoio do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS).

Através da contextualização da língua de sinais, objetiva-se capacitar profissionais da saúde para que possam oferecer atendimento humanizado ao surdo, fazendo com que ele supere os obstáculos da acessibilidade aos serviços nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde da Pessoa com Deficiência, Izolda Souza, a oficina é fundamental para eliminar as barreiras da comunicação entre os profissionais de saúde e pacientes surdos que buscam atendimento médico. “É muito importante que o profissional consiga se comunicar com os pacientes surdos, isso garante um atendimento humanizado e respeitoso a todos”.

A enfermeira Djenane Barcessat já passou por dificuldades na hora de se comunicar e acha fundamental a capacitação. “Eu sentia na pele a dificuldade de me comunicar com pacientes surdos, precisava da ajuda dos familiares deles pra poder me fazer entender. Com a oficina sei que vou sair apta a me comunicar melhor com eles”.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.