Projeto Odonto Móvel na Escola oferece cuidados bucais a alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará realizando, até quarta-feira, 11, palestras e orientações em saúde bucal, distribuição de kits odontológicos e triagem dos alunos da Escola Municipal Amapá. A ação, que iniciou na segunda-feira, 09, faz parte do Projeto Odonto Móvel na Escola, desenvolvido pela Coordenação de Saúde Bucal, e tem como objetivo levar tratamento odontológico para os alunos da rede municipal de ensino, mostrando a importância de manter a saúde bucal desde cedo.

“Ações como esta nos possibilitam trabalhar a saúde bucal desde a dentição mista, quando o paciente tem tanto dentes de leite como dentes permanentes, o que garante que essas crianças tenham menos risco de perda de dentição permanente no futuro”, ressaltou o coordenador de Saúde Bucal, Marcos Fava.

Na Escola Amapá, 650 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental terão tratamento odontológico completo. Os atendimentos são agendados no contraturno do estudante e autorizados pelos responsáveis, que se comprometem a não faltar a nenhuma consulta, para garantir a eficiência e qualidade do tratamento. Os dentistas farão procedimentos de limpeza, aplicação de flúor, extração, remoção de tártaro e profilaxia.

A estudante Mirian Gomes é mãe da pequena Maria Gabriela, de seis anos, e conta que a filha nunca foi ao dentista. “Eu não tinha condições de levar minha filha ao dentista. A oferta do tratamento dentro da escola era a oportunidade que eu precisava pra cuidar dos dentes dela”.

O Projeto Odonto Móvel na Escola é da Prefeitura de Macapá e tem à frente as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa). Milhares de alunos da rede municipal já foram atendidos com os serviços.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.