Amapá imunizou 78% do rebanho contra febre aftosa, aponta relatório da Diagro

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2014 imunizou cerca de 255.096 animais no período de 1º de novembro a 15 de dezembro, nos 16 municípios do Estado, atingindo uma cobertura vacinal de 78%, segundo balanço divulgado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).

De acordo com o diretor-presidente da Diagro, Otacílio Pereira Barbosa, o resultado foi bastante significativo para a pecuária amapaense, em busca da mudança de status sanitário para febre aftosa de Alto Risco para Médio Risco. "Esse número supera o índice de 2013, que teve o registro de 49 mil bovinos e 119 bubalinos imunizados", disse.

Segundo ele, a agência retomou esse ano a missão de reorganizar as unidades avançadas do Estado, em parceria com o Ministério da Agricultura, Ministério Público, associações, federações e cooperativas. "O Amapá passou por um período em que não eram feitos relatórios que identificassem campanhas e doença no Estado. A inexistência desse material impossibilitou a imunização mais abrangente e criou um gargalo".

O diretor ressalta que além da agência realizar o Inquérito Soroepidemiológico, que se trata de um estudo da circulação viral da febre aftosa no Estado, também irá atualizar os cadastros dos produtores de bovídeos, com a Busca aos Inadimplentes que registra o produtor que vacinou ou não seus animais, ou não declarou nos escritórios da Diagro a vacinação, ou ainda, não possui mais a criação.

Serão intensificadas também as campanhas de conscientização, aplicando mais rigor na penalização. Todas as ações da Diagro são questões fundamentais para a tão esperada mudança de status sanitário para febre aftosa – de Alto Risco para Médio Risco – e futuramente, Livre com Vacinação. "Estes dados devem ser reavaliados em todos os municípios para que assim possamos ter o real número do rebanho bovídeo amapaense", destacou o diretor.

No Estado existem 3.362 propriedades cadastradas na Agência Diagro, totalizando um rebanho de 290 mil animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.