Prefeitura monitora áreas atingidas pelas fortes chuvas e orienta moradores

Equipes da Prefeitura de Macapá somam esforços para atender moradores atingidos pelos alagamentos ocorridos em pelo menos dez áreas na capital. Esta sexta-feira, 20, foi de intenso acompanhamento e monitoramento. O prefeito Clécio Luís visitou regiões como o Araxá e entorno do canal das Pedrinhas, tranquilizando moradores que tiveram suas casas afetadas pelos transbordamentos, orientando a buscarem ajuda junto à Defesa Civil Municipal em casos de emergência.

A situação é de constante alerta devido às fortes chuvas aliadas à incidência dos fenômenos do Equinócio das Águas e da Superlua. A Prefeitura de Macapá já mapeou todo o sistema de drenagem natural no município e constatou que, além do período invernoso, os transbordamentos ocorrem ainda em função da obstrução de canais e galerias. Durante visita aos moradores do entorno do canal das Pedrinhas, o prefeito e equipe identificaram o aterro irregular de um terreno que impedia a vazão da água de um canal, o que provocou o alagamento de várias residências na Avenida Equatorial. Máquinas da prefeitura já estiveram no local para corrigir o problema e evitar que moradores tenham maiores danos.

Na passarela Equatorial, o prefeito conversou com os moradores e pediu apoio quanto à manutenção da limpeza da área de ressaca, para evitar mais transtornos. "É necessário que a população nos ajude. Estamos aliando os serviços de desobstrução dos canais de drenagem à conscientização das pessoas", alertou. Os moradores também foram alertados sobre os telefones da Guarda Municipal e Defesa Civil (9 8109-5756 e 9 9117-5511), disponíveis para atender a população em casos de emergência. "Mais de 100 pessoas estão trabalhando durante todos os dias de sobreaviso, com serviços para conter e minimizar os danos causados aos moradores pelas marés altas e fortes chuvas", informou o prefeito Clécio.

Andreza Sanches/Asscom PMM
Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.