CRDT realiza ação educativa contra a tuberculose

O Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT) realiza, nesta terça-feira, 24, uma ação educativa em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A programação, que ocorrerá na sede do órgão, das 8h às 12h, inclui palestras, vídeos e distribuição de panfletos informativos. Também serão realizados exames específicos tanto para os reincidentes na doença, como para os que estão apresentando os sintomas pela primeira vez.

Tosse seca ou com secreção por mais de 15 dias, febre vespertina, cansaço excessivo, sudorese, falta de apetite, rouquidão, emagrecimento rápido e prostração são alguns dos sintomas. A tuberculose é causada pelo Bacilo de Koch (BK), ou Mycobacterium tuberculosis e é transmitida por via respiratória, ao tossir, espirrar ou falar, gerando a contaminação.

A prevenção se dá ainda na infância com a vacina BCG e evitando ambientes fechados com aglomeração e objetos de pessoas contaminadas. O tratamento geralmente é de seis meses em duas etapas com a prescrição de antibióticos específicos. A doença deve ser diagnosticada o quanto antes.

"Vamos orientar aquelas pessoas que são sintomáticas respiratórias, a fazerem o exame aqui no centro, na hora. E os resultados saem a partir de 48h. Pois, caso estejam com a doença, fazendo o tratamento correto, não há mais a iminência de contaminação", ressalta Inês Celeste, diretora do CRDT. Atualmente, o CRDT acompanha 36 pacientes em tratamento da tuberculose.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.