Prefeitura promove cursos e oficinas de informática e uso de novas tecnologias para professores

Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas nas áreas de informática e uso de novas tecnologias para professores, pedagogos, diretores e coordenadores de ambiente de tecnologia nas unidades educacionais do município. São 13 capacitações oferecidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem como objetivo disseminar o uso das tecnologias disponíveis nas escolas e dinamizar as atividades pedagógicas nos laboratórios de informática instalados nas escolas municipais.

Os cursos são de Introdução à Educação Digital; Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e Elaboração de projetos. Já as oficinas são 10: ABC Linux, Impress, animação quadro a quadro com o software Impress, Calc, criação de tirinhas utilizando o software livre inkscape, oficina de edição de imagens digitais utilizando o software livre Gimp, Scribus e oficina de Criação e manutenção de blogs.

Eles serão realizados no Laboratório do Núcleo de Tecnologia e nos laboratórios das escolas. “A oferta é para os três turnos: manhã, tarde e noite, objetivando com isso dispor aos cursistas turnos distintos, para que seu fazer pedagógico não seja comprometido”, explica a chefe da Divisão de Pesquisa Educacional e Informática e coordenadora do NTE de Macapá, Thaís Machado.

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Semed, é responsável pela fomentação da inclusão digital nas escolas municipais, com o intuito de dinamizar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, utilizando ferramentas disponibilizadas nos ambientes de tecnologia (laboratório de Informática Educativa, Telessala, biblioteca, sala de leitura, sala de multimídia e outros) das unidades de ensino.

Professores, pedagogos, diretores e coordenadores de ambiente de tecnologia nas unidades educacionais do município devem procurar o NTE, que funciona na Semed ou a direção das escolas, para efetivarem a inscrição, em horário comercial. Ao longo deste ano o Núcleo de Tecnologia desenvolverá outras ações nas escolas, que culminarão com a realização do II Encontro Pedagógico sobre Tecnologias Educacionais (socialização dos trabalhos produzidos pelas escolas), previsto para ocorrer em novembro.

Texto e fotos: Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 9 9189-8067

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.