Conselho de Alimentação Escolar promove capacitação sobre prestação de contas

Com o objetivo de assegurar políticas públicas, programas e ações educativas referentes à alimentação escolar, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) iniciou nesta terça-feira, 15, no auditório de campus II da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), um encontro de formação continuada para gestores da rede pública de ensino. "Educação Alimentar na Escola: Uma Garantia de Qualidade, Responsabilidade e Fiscalização" foi o tema principal do evento.

Discussões e debates geraram propostas para subsidiar os gestores em relação aos recursos financeiros, prestação de contas e gêneros alimentícios. Segundo a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, o encontro é voltado, principalmente, para promover o bem-estar do aluno e oferecer uma a alimentação de qualidade.

"É importante discutirmos a educação alimentar e todo o processo seguido até chegar aos nossos alunos, assim como garantir o direito à alimentação saudável desde a Educação de Jovens e Adultos até a pré-escola e o ensino médio", pontuou.

Para a presidente do CAE/AP, Ilma Santos, a reunião é vital, pois existe uma constatação de que boa parte dos gestores escolares não realizavam a prestação de contas dos recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE/FNDE, o que comprometia a verba total para os investimentos.

"Estamos sensibilizando e orientando os gestores quanto à importância da prestação de contas, passo a passo, e de como o FNDE pede para que seja feita essa aplicabilidade. Tudo está sendo trabalhado para que a escola não sofra penalidade de recebimento de recursos enviados pelo governo federal", explicou.

O evento continua nesta quarta-feira, 16, com palestras, oficina de prestação de contas e apresentação detalhada do PNAE/FNDE, com subtemas sobre aquisição de produtos da agricultura familiar, transporte, estocagem, manipulação de alimentos e utilização dos produtos.

Palestrantes

Participam do encontro como palestrantes: Raimundo Flávio Souza, formado em Administração Financeira e Ciências Biológicas com especialização em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e em Metodologia do Ensino Superior; e Francisco Darciso Silva, bacharel em Economia e Administração, com mestrado em Gestão Empresarial e doutorado em Ciências da Educação.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.