Profissionais do jornalismo debatem papel das emissoras legislativas, mercado de trabalho e modelo a ser im plantado no Amapá

O Papel das Emissoras Legislativas e a Sociedade” é o tema da audiência pública que se propõe a reunir profissionais da imprensa, parlamentares e sociedade para discutir o modelo adequado para o Amapá, a responsabilidade das emissoras, mercado de trabalho, e outros assuntos relacionados. A proposta é da deputada estadual Roseli Matos, que trará ao estado a jornalista Júnia Melo, diretora nacional da TV Senado e Ivan Godoi, diretor nacional da Rádio Senado FM. O Amapá será representado pelo chefe do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa do Amapá (Aleap), Cleber Barbosa.

O foco é a área de comunicação, mas aberto para interessados em debater o assunto, de interesse coletivo, por se tratar de emissoras que têm a responsabilidade de divulgar ações, projetos, propostas, ideias, e todo tipo de proposições construídas no Poder Legislativo municipal estadual e federal. De acordo com a deputada Roseli Matos, esse debate é fundamental diante da chegada de quatro novos veículos legislativos no estado. “Em breve teremos a TV Senado, TV Câmara dos Deputados, TV Assembleia e Rádio Senado FM, e temos que estar preparados tecnicamente e dentro dos conceitos de emissoras legislativas”.

Atualmente está no ar no Amapá, em caráter experimental, a rádio e TV legislativa, que conquistou uma parcela considerável de audiência. A ideia é informar e começar a preparar os profissionais para que, ao serem implantadas de forma definitiva, estejam dentro do padrão seguido nos demais estados, que apresentam qualidade do conteúdo à imagem e som. “precisamos discutir o modelo e sairmos do caráter provisório. Os profissionais devem saber qual a finalidade destas emissoras como instrumentos de interligação com a sociedade”, explica a parlamentar.

A audiência está confirmada para dia 30 de abril, no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá, às 9h.

Sobre os palestrantes:

Ivan Godoi – Jornalista, diretor Nacional da Rádio Senado, é autor de cinco livros. Ex-diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, é chefe de imprensa do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Brasil, e da Unesco, no Brasil. Cobriu as guerras do Irã/Iraque, Bósnia, Peru/Equador ; o conflito Sandinistas na Nicarágua, e o golpe que derrubou o ditador Alfredo Stroessner, no Paraguai.

Júnia Melo – Jornalista, diretora Nacional da TV Senado, onde assumiu as funções de repórter, apresentadora e editora. Na universidade, foi professora de telejornalismo e projetos de TV da Universidade no UNICEUB – Centro Universitário de Brasília. Repórter da TV Bahia, afiliada da TV Globo.

Cleber Barbosa – Jornalista, chefe do Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa do Amapá, é especializado em política. Trabalhou em diversos veículos de comunicação do Amapá, e como radialista, passou pelos estúdios da 102 FM, Difusora AM, e Diário FM. Blogueiro e editor de turismo, atuou em assessorias de comunicação de instituições como, Prefeitura de Santana, Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá e Senado Federal.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.