Macapá mantém campanha contra gripe mesmo cumprido meta do Ministério da Saúde

img 20150520 wa0000 1Mesmo com 93,66% dos grupos prioritários imunizados em Macapá, a prefeitura decidiu seguir os demais estados brasileiros e mantém a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 5 de junho. A ação, que iniciou dia 4 de maio e finalizaria na sexta-feira, 22, já imunizou 72.417 pessoas entre grávidas, idosos e crianças.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária, Macapá está com índice muito bom de cobertura e a prorrogação da campanha fará com que a meta de 100% da capital, que é imunizar 77.317 pessoas, seja alcançada. “Estamos muito próximo de atingir 100% de nossa meta, isso é reflexo do chamado que fizemos ao público-alvo e o trabalho realizado pelas equipes de imunização de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)”.

Além da vacinação em todas as UBS’s, a Secretaria Municipal de Macapá (Semsa) também realizou o dia D de vacinação; a imunização de acamados, que é realizada pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF); de reeducandos do sistema prisional e ações pontuais em feiras. Este ano a vacina imuniza a população contra a Gripe A (H1N1). A campanha também protege a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. “É importante que o público-alvo vá até uma unidade de saúde para fazer o procedimento. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”, ressaltou Jorsette.

A vacina está disponível para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde, e só é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores. Para realizar a imunização basta levar documento de identificação e cartão de vacinação em uma das UBS’s, das 8h às 17h.

Texto e fotos: Jamile Moreira/Asscom Semsa

Contatos: 9 9135-6508 / 9 8802-8647

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.