Arquitetura na Amazônia é discutida em novo de livro de José Tostes

convite tostes ok

O lançamento da obra será dia 05 de junho na Livraria Nobel

A realidade das cidades na Amazônia, principalmente sobre as ocupações das áreas úmidas e do modo de viver ribeirinho, será um dos temas abordados pelo livro “Pensar a Cidade”, do Doutor em História e Teoria da Arquitetura, José Alberto Tostes.

A obra será lançada em 05 de junho, na Livraria Nobel do Amapá Garden Shopping, e é resultado de pesquisas realizadas pelo autor, enquanto professor da Universidade Federal do Amapá – Unifap, e do Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Segundo José Alberto Tostes, que exerce a profissão de Arquiteto e Urbanista no Amapá há mais de 26 anos, a forma de viver dos ribeirinhos vem sendo descaracterizada de forma continua pela maneira como as políticas governamentais uniformizam os planos, programas e projetos sociais. Tostes, fala ainda que seu livro, “Pensar a Cidade”, trará outras reflexões, como a prática da Arquitetura e do Urbanismo, e as restrições éticas no exercício da vida deste profissional.

“A cidade conceitual é algo que leva em conta não somente as necessidades cotidianas, inclui todo o repertório de relação de trocas simbólicas, respeita-se a vocação do lugar, a cultura estabelecida e novas perspectivas para o futuro”, finaliza o autor.

Sobre o autor – Arquiteto, escritor, professor e blogueiro. José Alberto Tostes, publicou 07 obras e mais de 400 artigos, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1988). Possui Mestrado (2000) e Doutorado (2003) em História e Teoria da Arquitetura, pelo Instituto Superior de Artes. Estágio de Pós-Doutorado em Estudos Urbanos Regionais, pela Universidade de Coimbra. Atua em Brasília como Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU-AP).

Sobre o Amapá Garden Shopping – Localizado estrategicamente na Rodovia JK, o Amapá Garden Shopping possui 30 mil m2 de área bruta locável, construída em um terreno de 70 mil m2 na via que liga Macapá aos principais bairros da capital, assim como ao segundo maior município do Estado, Santana.

Com alto padrão de acessibilidade, incluindo estacionamento com vagas para idosos e portadores de deficiência motora, além de possuir em todo o Shopping, identificação em braile nas placas de acessos, sanitários e numeração de piso.

O empreendimento é administrado pela Tenco que desenvolve, gerencia e permanece durante o período de gestão dos shoppings. O Conceito Garden derruba a barreira que existe entre sustentabilidade e consumo, promovendo a consciência ambiental e sustentável entre empreendedores, fornecedores, lojistas e consumidores.

Flavia Fontes

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.