Domingo do Senhor, na Favela é dia de derrubar os mastros da Santíssima Trindade

Domingo do Senhor é 7 de junho, e na Favela, atual bairro Santa Rita, os mastros da Santíssima Trindade serão derrubados, cumprindo o calendário do Ciclo do Marabaixo. É dia de transformar a fé em louvor, vestir a saia florida, a calça branca, colocar a flor no cabelo, e dançar na roda de marabaixo da casa da matriarca Natalina Costa, que abre as portas a partir das 16h.

Neste dia, historicamente nos bairros Favela e Laguinho, os devotos e apreciadores da cultura do marabaixo se reúnem para a derrubada dos mastros, retirada das bandeiras e escolha dos festeiros do próximo ano. É o encerramento dos festejos que inicia na Semana Santa e segue com as rodadas de marabaixo, retirada dos mastros no Curiaú, novenas, missa, levantar dos mastros e bailes. Neste ano, o ciclo não encerra nesta data, e sim no Dia Estadual do Marabaixo, 16 de junho.

A festa é aberta para quem quiser participar do festejo, com marabaixo até meia-noite. O endereço do Barracão da Tia Gertrudes é av: Duque de Caxias, entre Manoel Eudóxio e Professor Tostes.

Deixe uma resposta