Oficina de Jazz compõe atividades de celebração de 20 anos no cenário amapaense da Graham Cia. de Danç a

A Graham Cia. de Dança completa 20 anos de existência no dia 18 de setembro, mas as atividades que irão cercar a programação de aniversário da Companhia terá início em julho, com a Oficina de Jazz, ministrada pela coreografa paraense Thays Reis. A oficina será realizada nos dias 2, 3 e 4 de julho, na sala de dança da Escola Coaracy Nunes. As inscrições estão abertas. Mais informações pelos números: 99129-4090 e 98815-7764.

Thays Reis

É dançarina premiada. Mestranda em Artes pela UFPA, especialista em Pedagogia da Dança, com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1999). Atualmente é professora efetiva da SEDUC, lotada na Escola Lourenço Filho (Fundação Pestalozzi do Pará) onde ministra aulas de dança para crianças e adultos com deficiência intelectual e é técnica em Gestão Cultural de Dança, na Fundação Curro Velho. Ela também é atual campeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas pela CBDCR e proprietária da Fame Dance Studio – escola de jazz dance e teatro musical, onde dirige uma Companhia de dança, atuando também como professora e coreógrafa. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em jazz dance, dança inclusiva e dança moderna.

Companhia Graham

Fundada em 18 de setembro de 1995, a Graham Cia. de Dança é uma das mais atuantes no cenário amapaense, premiada dentro e fora do Estado, autossustentável e com nove produções em seu repertório. Realiza festivais, oficinas com profissionais de alto nível (nacional e internacional), participa de shows com artistas locais, trabalhos beneficentes, dentre outros.

Atualmente a Companhia conta com nove bailarinas, que se dedicam diariamente à prática de diferentes técnicas – moderna, contemporânea, clássica, jazz: Alícia Cunha (diretora executiva), Anne Lorena, Kátia Barbosa, Jessica Pontes, Helaine Quaresma, Gabriele Brasil, Marielli Oliveira, Larissa Costa e Cleide Façanha, a mentora e produtora do grupo.

Em 2013, ao apostar no resgate do espírito lúdico das brincadeiras de rua mais populares da geração dos anos 70, 80 e 90, hoje praticamente esquecidas e extintas, a Graham Cia. de Dança conseguiu emplacar no circuito Amazônia das Artes o seu espetáculo “Divertissement”, tornando-se protagonista e precursora no Amapá, no seguimento dança, a participar do projeto do Sesc, um dos mais expressivos do Brasil e entre os maiores de circulação de artes integradas da Região Norte. A Companhia também participou como grupo convidado em versões do Sesc Aldeia Povos das Florestas e foi aprovada, na modalidade coreografia livre, a participar do Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo, segundo o guiness book, infelizmente, por falta de apoio, as integrantes não puderam se apresentar.

O nome homenageia uma das principais referências da dança mundial, Martha Graham, mulher forte e à frente do seu tempo, que com suas ideias inovadoras se destacou e revolucionou a segunda geração da dança moderna. Martha nasceu em maio de 1894, na Pensilvânia, e morreu em 1991, em Nova Iorque. É considerada a mãe da Dança Moderna.

Programação de Aniversário

A oficina de Jazz vai abrir as comemorações e, pelos próximos meses, muitos outros cursos e oficinas estão sendo planejados para integrar o público. A culminância será com o espetáculo “De Corpo e Alma”, totalmente intimista, que busca através do modern jazz e do lirical jazz envolver o espectador no universo belo e complexo que é o feminino. Levando-o a sentir a sutileza, a leveza, a fragilidade da mulher, mas também a força, a ousadia e o temperamento às vezes impetuoso. A apresentação será no mês de aniversário. “Estamos preparando tudo com muito carinho, a trilha sonora tem a assinatura do Paulinho Bastos. Muitas surpresas virão por ai, sem dúvida”, diz Cleide Façanha.

Rita Torrinha – Assessoria de Imprensa

Contato: 99189-8067

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.