Campeonato Amazonense de Arrancada torna obrigatório uso de paraquedas

Com a terceira etapa marcada para o próximo fim de semana, no sábado (18) e domingo (19), o Campeonato Amazonense de Arrancada passará a exigir dos pilotos a instalação do equipamento paraquedas para os carros que atingirem ou ultrapassarem a velocidade de 200 km/h em percurso de 402 metros ou 160 km/h em percurso de 201 metros.

A medida de segurança entrou no Regulamento Técnico Geral, que rege todas as categorias da disputa, e torna o uso do equipamento obrigatório tanto no período de treinos quanto nas fases classificatórias.

De acordo com um dos organizadores do evento esportivo, Rafael Casagrande, a nova regra se tornou necessária após um grande número de categorias começar a atingir índices de velocidade considerados bastante expressivos.

“Ao observarmos o progresso do campeonato, a partir da evolução do nível de preparação dos carros, concluímos que o regulamento deveria se adaptar a essa realidade e garantir ainda mais a segurança dos participantes”, afirmou Casagrande.

Ainda segundo o responsável, depois de atingirem altas velocidades, os carros precisam ser frenados e isso significa que sistemas de altíssima qualidade devem ser anexados ao veículo. “A utilização do paraquedas se torna imprescindível nesses casos, para evitar maiores riscos de acidentes e garantir a integridade física do piloto”, explicou.

O regulamento prevê ainda que o veículo que possuir o item de segurança e não utilizá-lo poderá ser penalizado pelos comissários desportivos do evento, com a perda do tempo da largada em questão.

A competição

Reconhecido como um dos principais da modalidade no Brasil, o Campeonato Amazonense de Arrancada é realizado anualmente na pista Amazonas Dragway, que além de ser homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), é a única pista oficial de ¼ de milha (402 metros) das Regiões Norte e Nordeste do país.

No dia do evento, o local é tomado por uma grande diversidade de modelos de carros, desde originais sem qualquer tipo de alteração, até veículos elaborados especialmente para competir nas provas.

Um dos diferenciais é que qualquer pessoa pode participar, desde que seja habilitada e o seu veículo siga todas as normas de segurança e exigências técnicas previstas no regulamento. A inscrição é realizada no dia da competição, a partir das 9h, na bilheteria da pista.

Mais informações no site www.amazonasdragway.com.br ou através dos telefones 99161-7638 e 98842-5154.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.