Sistema online de Chamada Escolar do município vira plataforma unificada para 2016

O Sistema Informatizado de Chamada Escolar desenvolvido pela Prefeitura de Macapá em 2014 e que resultou no processo mais ágil de matrículas e o fim das filas de pais e responsáveis em frente às escolas servirá de parâmetro para a implantação da Chamada Escolar Unificada, a partir de 2016. Trata-se de uma plataforma única, com dados da demanda escolar das secretarias de educação dos municípios de Macapá e Santana e do Estado. Representantes das três secretarias, de escolas e técnicos foram apresentados ao novo sistema, que ainda recebe ajustes conforme nível e modalidade de ensino.

A experiência que deu certo na Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi compartilhada com as duas outras esferas e terá como parceiro o Ministério Público do Amapá, que agora poderá acompanhar de perto cada inscrição, reduzindo os processos judiciais recebidos nessa instância, com pedidos de vagas. Para dar formato ao sistema online, técnicos da Semed e do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) trabalham juntos para colocá-lo no ar.

A Chamada Escolar Unificada será aberta no período de 13 de outubro a 13 de novembro. É por meio dela que os governos têm um mapa do número de vagas para o ano subsequente, podendo assim se planejar para receber novos alunos, saber quantas salas de aulas a mais são necessárias dispor, quantos alunos estão deixando a rede e qual a procedência deles, a demanda por bairro, número de alunos com deficiência, entre outras informações importantes para o planejamento de matrículas.

Conceição Medeiros, titular da Secretaria de Estado da Educação, reconheceu como positiva a experiência da Prefeitura de Macapá. “O Município está à frente no sistema de matrículas. Construíram um sistema que é exemplo para nós e que deu certo. Eles têm experiência e agora vamos trabalhar juntos, aperfeiçoar. Que bom que os secretários têm o mesmo compromisso, de que a única política que temos é a política educacional, por isso nos uniremos”.

“Com a Chamada Unificada poderemos planejar e avançar juntos para que o processo de municipalização aconteça de fato. E agora, Prefeitura de Macapá, Prefeitura de Santana e Governo do Estado, teremos o Ministério Público como aliado, porque ele continuará nos cobrando, fiscalizando como está se dando as matrículas, mas principalmente, verá de perto todo o seu funcionamento, de forma que os promotores também poderão cobrar dos pais as responsabilidades deles e fazer com que entendam a importância de fazer a inscrição na Chamada Escolar”, explicou a secretária municipal de Educação, Dalva Figueiredo.

A inscrição na Chamada Escolar poderá ser efetivada pelos pais ou responsáveis em qualquer ponto de acesso à internet e as escolas estarão à disposição para retirar quaisquer dúvidas. Vale lembrar que a Chamada não garante matrícula ou vaga na escola onde será efetuada a inscrição, garantindo, contudo, vaga no Sistema Municipal ou Estadual de Ensino. O site para inscrição é o chamadaescolar.ap.gov.br ou no da prefeitura: macapa.ap.gov.br, haverá um link direcionando ao site.

Texto e fotos: Rita Torrinha/Asscom Semed

Contato: 99189-8067

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.