Culminância de projeto educacional fará “Um passeio pela cultura musical amapaense”

Terça, 20, e quarta-feira, 21, serão dias de intenso contato com as diversas linguagens artísticas proporcionadas pelo projeto “Criança e educação: universo em construção”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com o tema “Um Passeio pela Cultura Musical Amapaense”, a culminância das atividades será no Museu Sacaca, das 14h às 18h, com apresentações de crianças entre 4 e 5 anos, alunos da educação infantil e participações mais que especiais de artistas regionais amapaenses homenageados no projeto, cujas obras foram fonte de pesquisa e de muito trabalho aos pequenos.

O projeto desenvolvido pela Divisão de Educação Infantil (Diei) da Semed proporcionou um encontro inédito entre cantores, músicos, compositores e crianças em pleno processo de formação, e só podia dar em festa e fonte de saber inesgotável. Foi por meio das músicas que os estudantes descobriram a riqueza da cultura popular amapaense, nos ritmos e nas histórias contadas por elas.

São 18 escolas da educação infantil integradas à proposta e todas elas escolheram um artista parceiro. Nesse processo, os professores trabalharam em sala de aula a musicalidade, as letras, a história por trás da música e da letra, as lendas, a cultura do Marabaixo e do Batuque, o surgimento das originalidades, como a zankerada de Finéias Nelluty. Os estudantes foram apresentados ao modo ser e de viver dos povos do Amapá e da Amazônia, e a rica diversidade das regiões, e também incentivados a respeitar as diferenças, a valorizar o que é da terra e a perceber as sensações e as emoções que só a música é capaz de manifestar. Além de ampliar o repertório musical das crianças, a proposta também se vale da formação de novos públicos.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o início deste semestre nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Sua culminância terá apresentações de palco que envolverá dança, expressão corporal, músicas e, claro, a participação dos artistas. Integram essa iniciativa os cantores/bandas: Maria Eli, Patrícia Bastos, Negro de Nós, Adelson Preto, Finéias Nelluty, Roneri, Zé Miguel, Banda Placa, Nivito Guedes, Cley Luna, Amadeu Cavalcante, Lia Sofia, Grupo Pilão, Marcelo Dias, Julielle Marques e Rambolde Campos.

Serviço

Data: 20 e 21 de outubro (terça e quarta-feira)

Hora: 14h às 18h

Local: auditório do Museu Sacaca

Rita Torrinha/Asscom Semed

Contato: 99189-8067

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.