Prefeitura promove atividades físicas e avaliação nutricional para alertar sobre os perigos da obesidade

Atividades físicas e avaliações nutricionais marcaram a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Obesidade. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na academia ao ar livre do bairro Araxá e teve como objetivo estimular a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada. Além de falar sobre os perigos da obesidade, como parte da programação do Outubro Rosa, também foi realizada uma blitz educativa para alertar os condutores sobre a importância da realização de exames que podem diagnosticar o câncer de mama e do colo do útero.

Os participantes puderam fazer aulas de treinamento funcional, ginástica e aeróbica promovidas pelos profissionais da academia ao ar livre, além de massagem relaxante, aferição de pressão arterial e avaliação nutricional. De acordo com a coordenadora do Programa de Nutrição e Alimentação, Olga Monteiro, a atividade, além de promover saúde, serviu para sensibilizar os participantes sobre os perigos da obesidade. “Hoje estamos incentivando tanta a prática de atividade física quanto sensibilizando as pessoas sobre os riscos da obesidade. O número de pessoas obesas tem crescido bastante o que nos preocupa, pois junto da obesidade várias outras doenças, como a hipertensão e diabetes, se desenvolvem”.

A estudante Patrícia Almeida já é frequentadora da academia ao ar livre e estimula seu pai Carlos a fazer o mesmo. “Meu pai era completamente sedentário, estava com colesterol alto e não fazia nada para mudar esse quadro e cuidar da saúde. Hoje, o arrasto junto comigo para as aulas que têm aqui na academia. Antes ele caminhava cinco minutos e já estava cansado. Agora, caminhamos 40 minutos e ele não quer parar”.

A obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo e está associada a riscos à saúde devida sua relação com várias complicações metabólicas como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Os estilos de vida saudável com prática de atividades físicas e alimentação equilibrada são formas de evitar a obesidade.

Texto e fotos: Jamile Moreira/Asscom Semsa

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.