Prefeitura de Macapá integra I Fórum de Gestão Pública

A importância da profissionalização da gestão pública foi o tema que reuniu administradores, secretários da Prefeitura de Macapá, autoridades da Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado nesta quinta-feira, 22, no auditório da Fecomércio, no I Fórum de Gestão Pública, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA), Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Comissão de Gestão Pública da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

O evento buscou sensibilizar gestores públicos para necessidades de profissionalização da gestão, sobretudo, com a valorização dos profissionais da Administração. Participaram do evento o conselheiro federal de Administração pelo Amapá, José Celeste Pinheiro, a presidente do TCE/AP, conselheira Maria Elisabeth Cavalcante, a presidente do Conselho Regional de Administração do Amapá, Sheila Trícia, o secretário da Ameap, prefeito de Serra do Navio José Maria Amaral e os secretários municipais de Governo, Denilson de Magalhães e de Administração, Carlos Michel Miranda.

Em representação ao presidente da Ameap, prefeito Clécio Luís, José Maria Amaral parabenizou a organização do evento pela importância da administração para o bom desempenho do poder público e defendeu a interiorização do processo de administração nos municípios. "O fórum é o ensejo que a Ameap tem de estabelecer esse debate com os gestores municipais e fortalecer o incentivo à qualificação continuada dos servidores públicos, sobretudo, os efetivos, garantindo o aprimoramento dos serviços prestados pelas prefeituras e melhorando cada vez mais o atendimento à população".

O presidente da Comissão de Gestão Pública da CMM, vereador André Lima, destacou que o fórum é uma forma de orientar sobre as ferramentas e metodologias que podem ser utilizadas para uma melhor administração pública. “A intenção de sensibilizar os gestores públicos busca orientar e trazê-los para o conselho, para melhoria do seu processo de gestão”.

Conselheiro Regional de Administração do Rio Grande do Norte e diretor de formação profissional, Kleber Sousa, ministrou e levantou debates acerca de temas como os princípios fundamentais da administração, profissionalização da gestão e governança pública, além dos mecanismos para uma boa governança e estratégias que podem ser utilizadas para alcançar uma boa governança. “Tratamos da importância da profissionalização da gestão pública no âmbito municipal. Muitos problemas na administração pública ainda ocorrem decorrência da falta de pessoas capacitadas para gerir. Desta forma, buscamos sensibilizar os gestores para que possam ter profissionais mais capacitados, valorizando o papel do administrador no setor público”.

A diretora da área de Controle Externo do TCE/AP, Dra. Xirlene da Costa, abordou a “Transparência e mecanismos de controles e sanções” durante o fórum. Na oportunidade, a presidente do TCE/AP e o prefeito José Maria Amaral receberam o Jubileu de Ouro da Administração, em celebração aos 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil.

Andreza Sanches/Asscom PMM

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.