Assista hoje, O Repórter da Amazônia

O Amazon Sat exibe, neste sábado, 24, o segundo episódio da temporada 2015/16 do programa “O Repórter da Amazônia”. O programa contempla uma série de reportagens sobre a região que fascina e desperta a curiosidade do mundo inteiro.

O jornalista Olimpio Guarany com mais de 30 anos de experiência percorre todos os cantos da Amazônia para nos revelar curiosidades e protagonizar cenas típicas de quem se embrenha pelas matas e navega pelos rios da região em busca de imagens e informações, quase sempre inéditas, descrevendo e buscando explicação para esse universo ainda desconhecido, chamado Amazônia.

O programa pretende desenhar um mapa histórico-geográfico-econômico e cultural com foco de interesse nos seguintes eixos:

A Natureza – Fauna, flora, rios, mudanças climáticas, reservas naturais, conflitos ambientais.

  • A Geopolítica –As estratégias de ocupação da região, os grandes projetos hidrelétricos, petrolíferos e de mineração, desmatamento e colonização, conflitos e tensões sociais.
  • Os Povos –As tribos indígenas, caboclos ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores rurais, garimpeiros, populações urbanas e comunidades indígenas autoproclamadas.

  • As Culturas- As múltiplas construções das variadas identidades culturais da região, os choques culturais e suas sínteses, as marcas culturais através de festas, danças, artesanato e todas as formas de expressão artística. O programa também abordará a construção mítica da Amazônia. Os mitos de criação do mundo construídos pelos indígenas e as lendas do imaginário caboclo.

Neste segundo episódio, Olimpio Guarany desembarca no centro histórico de Belém em busca de desbravar a rica história desta que foi a capital da Coroa Portuguesa, virou a capital da Amazônia e um dia foi chamada de Paris na América.

O programa é exibido aos sábados às 22:30 com reprise domingo às 12:00, às quartas 19:00 e sextas às 13:30.

[wpvideo ov3rXDoa]

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.