Espaço Startup cria ideias para empresas durante 51ª Expofeira do Amapá

O objetivo é integrar as diversas instituições governamentais e privadas ao universo de empreendedorismo tecnológico e inovador no estado

Márcia Fonseca

Estudantes, empreendedores digitais, nerds, startups e programadores se reúnem durante a 51ª Expofeira do Amapá, para conhecer e apresentar novos modelos de empreendimentos. As ideias estão sendo discutidas no Espaço Startup AP, instalado no Pavilhão de Negócios, no Parque de Exposições da Fazendinha.

Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de modelar e vender suas ideias. O objetivo é integrar as diversas instituições governamentais e privadas ao universo de empreendedorismo tecnológico e inovador no estado, auxiliando a implementação das ações para o setor, por meio de palestras, mesas redondas e oficinas temáticas.

Joselito Abrantes, diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, explica que o evento reúne grandes parceiros com a proposta de que surja uma ideia inovadora na área de tecnologia da informação, assim como uma empresa de sucesso que venha gerar emprego e renda para o estado.

“Na área de Tecnologia da Informação uma empresa que tenha oportunidade de suscitar alguma ideia na geração de um programa ou software, e que possa oferecer um serviço que seja diferencial no mercado, pode se fazer presente neste espaço. Nós queremos que essas ideias ultrapassem as fronteiras. Que elas saiam do Amapá e ganhem outros estados, a exemplo da empresa Orça Fascio que já atingiu outros mercados a nível mundial”, disse Joselito Abrantes.

A Orça Fascio, empresa startups amapaense detém uma das melhores tecnologias de software de orçamento de obras. Após a implantação da nova ideia a empresa teve os ganhos triplicados. “Nós fizemos um software para orçamento de obras que faz o cálculo de qualquer material ou equipamento necessário para você construir, reformar ou fazer qualquer tipo de adaptação na área de construção civil e rodoviária”, explica Antônio Fascio, Ceo (diretor executivo) da empresa Orça Fascio.

A empresa ganhou destaque nacional após participação durante o evento tecnológico Campus Party Recife, onde recebeu várias mentoras e ganhou como equipe destaque. “A nossa perspectiva é sempre crescer muito mais. É fantástico poder tentar ajudar de alguma forma o mercado, porque eu sei da dificuldade que senti. Não tinha ninguém que fizesse nada parecido. Por isso, é muito importante a gente fomentar esta ideia porque esta é uma das saídas para o nosso estado, desenvolver os serviços de tecnologia e exportá-los para outros estados ou países”, complementa Antônio Fascio.

O estudante de Sistema de Informação, Gustavo Pantoja, participa das palestras e diz que já tem projetos criados relacionados ao turismo e educação, e acha importante a inciativa do Governo do Estado e Sebrae no Amapá. “Finalmente o estado está despertando para esta inovação. Essa iniciativa poderá gerar um comércio bem maior, pois no decorrer desta programação poderão ser criadas novas startups”, finaliza Gustavo Pantoja.

Durante a programação que acontece até o dia 8 de novembro, estão sendo aceitas inscrições para a 1ª Seleção de Ideias Inovadoras. “Podem participar, os estudantes da rede pública e particular de ensino, empreendedores e profissionais de todas as áreas e demais interessados. São 15 vagas e as inscrições são gratuitas. As propostas de ideias inovadoras podem ser de qualquer ramo de negócios, e deverão ser formalizadas, por meio do formulário de inscrição disponível no site www.checkineventos.com.br/startap”, explica Maikon Richardson, analista de Atendimentos do Sebrae.

Estão como parceiros do evento Sebrae no Amapá, Agência de Desenvolvimento do Estado, Orça Fascio, Unifap, Ifap, Cheking Eventos, além de vários colaboradores.

Startup

Startup significa o ato de começar algo. Empresas startups são empresas jovens e extremamente inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível. Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.